11/11/2021 | 18h46 - Atualizada em 14/11/2021 | 12h16

Belém realizará seminário em celebração aos 100 anos de Paulo Freire

Reportagem: Lilian Campelo

Edição: Lilian Campelo

Como parte da celebração internacional do centenário de Paulo Freire, em Belém será realizado nos dias 17 e 18 de novembro, na Estação das Docas, o Seminário "Paulo Freire e a Educação Popular no Pará: Direitos Humanos, Democracia e Emancipação" juntamente com a Feira de Economia Solidária, Literatura e Educação Popular no teatro Maria Sylvia Nunes e a "Exposição Memória e Presente: Paulo Freire Vive! ".

O evento contará com intensa programação cultural, homenagens, exposições, feiras e debates. A iniciativa é da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), presidida pelo deputado Bordalo (PT), em conjunto com representantes da sociedade civil e instituições governamentais, que desde 2020 vêm realizando uma série de reuniões e atividades em comemoração ao centenário do patrono da educação brasileira.

Homenagens

A solenidade de abertura do seminário começará às 18h no dia 17 e um dos destaques do evento será a entrega da medalha Paulo Frota de Direitos Humanos a personalidades, movimentos sociais e instituições públicas que desenvolvem projetos de grande notoriedade e contribuição na área da educação. Entre os homenageados está a doutora em educação Nita Freire, de 87 anos, viúva do educador e filósofo Paulo Freire; o Governador Helder Barbalho pelo projeto Usinas da Paz e o Prefeito Edmilson Rodrigues, projeto de alfabetização implementado pela prefeitura.

Lista completa dos homenageados

• Governo do Estado do Pará - Helder Zahluth Barbalho
  • Prefeitura de Belém - Edmilson Rodrigues
  • Ana Maria Araújo Freire - Nita Freire;
  • Pedro de Carvalho Pontual - Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica;
  • Jacqueline Cunha da Serra Freire - professora, pesquisadora na Universidade Federal do Pará-UFPA, ativista da Educação Popular e da Educação do Campo;
  • João Colares da Mota Neto - Educador popular, professor da graduação e pós-graduação da Universidade do Estado do Pará – UEPA;
  • Sergio Haddad – Doutor em História e Filosofia da Educação pela USP, professor, pesquisador e ativista social. Foi um dos Fundadores da Ação Educativa;
  • Fórum estadual de educação no campo – Salomão Antônio Mufarrej Hage;
  • Presidente da ALEPA – deputado Chicão;
  • Secretário de Administração Penitenciária - Jarbas Vasconcelos;
  • Defensora Pública do Estado do Pará - Anna Izabel e Silva Santos;
  • Desembargadora Célia Regina de Lima Pinheiro - Presidente do TJPA;
  • Procurador-Geral de Justiça - César Mattar Jr.
  • Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude do Ministério Público do Estado do Pará - Promotora Mônica Rei Moreira Freire;
  • Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura - CONTAG/Escola Nacional de Formação (ENFOC);
  • Instituto Universidade Popular - UNIPOP;
  • Instituto Paulo Freire – Moacir Gadotti.

Na ocasião, a FASE – Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional, também receberá homenagem pela Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor pelos 60 anos de atuação por justiça social no Brasil, a ong é uma das organizações que participa da organização do seminário.

A celebração do centenário Paulo Freire no Pará partiu do convite da Rede Interdisciplinar de Pesquisa e Diálogos no Sul Global - Rede IntegraSul, da Campanha Latino-americana e Caribenha em Defesa do Legado de Paulo Freire e pela Rede Internacional de Educação Popular Diálogos com África ao deputado Bordalo, que preside a Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Alepa.

Paulo Freire

O educador e patrono da educação brasileira nasceu em 19 de setembro de 1921 no Recife (PE) e é reconhecido pelo método de alfabetização desenvolvido na década de 1960 e aplicado com sucesso entre cortadores de cana-de-açúcar em Angicos, no Rio Grande do Norte.

A pedagogia de Freire diz que o ensino é uma ferramenta de libertação do pensamento crítico à realidade do estudante e a ampliação dessa consciência social é um caminho para atingir a autonomia. Ele orientou 300 adultos a ler e a escrever em 45 dias ensinando fonemas por meio de palavras que faziam parte do cotidiano dos trabalhadores.

A primeira vez que Paulo Freire esteve em Belém foi em 1984, para participar, na UFPA, do Seminário Amazônia Urgente: Cultura e Poder. A segunda quando recebeu o título de "Doutor Honoris Causa" da Universidade Federal do Pará, outorgado pelo Conselho Universitário em 1990.

Programação

A Feira de Economia Solidária, Literatura e Educação Popular e stands com exposição e comercialização de artesanatos, livros e produtos naturais ocorrerão no Galpão do Teatro durante os dois dias do evento. Ao longo da manhã do dia 17, além de atividades culturais, haverá também rodas de conversas. O credenciamento para o seminário será a partir de 16h. No dia 18 serão realizadas quatro mesas de debates ao longo do dia e entre o intervalo de uma mesa e outra apresentações culturais.

Baixe a programação completa

Programação Seminário Paulo Feire - ALEPA