19ª Legislatura 2019 - 2022

Notícia

NOTA- Bordalo cobra providências ao ataque às famílias do Acampamento São Vinícius de Nova Ipixuna

04/11/2021 10h56 - Atualizada em 04/11/2021 10h59
Por Lilian Campelo - ASCOM CDHDC

 

O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Pará, Deputado Bordalo (PT-PA), acompanha desde ontem (03) a situação das famílias do acampamento São Vinícius em Nova Ipixuna, quando na tarde desta quarta-feira foram surpreendidas por um grupo de homens armados que invadiram a área do acampamento e ameaçaram mulheres, idosos, crianças, homens e jovens com tiros e terror.

Por meio da CDHDC-Alepa, o deputado Bordalo acionou o Ministério Público do Estado do Pará solicitando que a situação seja acompanhada pelo órgão, a mesma também foi enviada à Segup e à Polícia Civil.

A CDHDC-Alepa está em contato com a base do mandato do deputado Bordalo e com a Comissão da Pastoral da Terra de Marabá. As últimas informações registram que cerca de 70 famílias vivem no acampamento. O parlamentar tomou conhecimento que o Tático da Polícia Militar faria o resgate de famílias que ainda poderiam estar na área e que fugiram do grupo armado.

Já na noite da quarta-feira (03), aproximadamente sete famílias conseguiram chegar até a sede do município, sem grandes ferimentos sendo encaminhadas para o hospital. Ao longo da noite outras pessoas do acampamento foram aparecendo, algumas mais machucadas que foram encaminhadas pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais para o hospital de Nova Ipixuna.

Segundo informações preliminares das famílias que já foram atendidas, ainda há muitos acampados que se esconderam em fuga da violência e tiros, algumas foram colocadas à beira da estrada, amarradas e estariam machucadas, outras que conseguiram fugir se esconderam no meio do mato.

O deputado Bordalo juntamente com a Comissão de Direitos Humanos (CDHC), já está levantando informações sobre o caso e tomando providências para solicitar a apuração e responsabilidade dos envolvidos neste ato de violência contra as famílias sem terra.

Palácio Cabanagem - Rua do Aveiro,130 - Praça Dom Pedro II, Bairro Cidade Velha - 66020-070
(91) 3213-4200
AID - Assessoria de Imprensa e Divulgação - Email: imprensa@alepa.pa.gov.br | Sistemas
Ouvidoria: ouvidoria.alepa.pa.gov.br

Todos os Direitos reservados | 2019