• Item
    ...
Alto Contraste

Notícia

14/10/2021 | 13h05 - Atualizada em 14/10/2021 | 13h37

Gabinete Militar da Alepa realiza capacitação

Reportagem: Andrea Santos

Edição: Dina Santos

Cerca de 30 militares do gabinete militar da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) participaram na manhã desta quinta-feira (14), no auditório João Batista, de uma capacitação sobre Tiro Policial Defensivo. O treinamento vai até o dia 15.

O Tiro Defensivo é a modalidade que tem por finalidade a velocidade no tiro, mas com diferencial: a arma deve partir do saque e somente ser disparada buscando pontos vitais do alvo. Deve sempre ser feito com movimentos corporais simultâneos ao disparo lateral ou de retaguarda. A modalidade busca ainda treinamento de saque com giros estacionários (laterais/retaguarda) e disparos (simples ou múltiplos). 

A capacitação visa colocar o participante em contato com as técnicas de tiro voltadas para a autodefesa, envolvendo exercícios dinâmicos destinados ao confronto a curta distância.

outros exercícios serão realizados no Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP) até o final do mês de outubro, desenvolvendo a habilidade e o domínio da arma, com pegada de mãos alternadas e a busca de proteção por meio de movimentos, com velocidade e precisão de tiro. 

Cel. Guaraci Paranhos

"Devido a nossa rotina, ficamos muito tempo sem atirar, sem o manuseio da arma. A prática aliada à teoria é sempre importante. O treinamento já deveria ter ocorrido, mas devido ao momento que ainda estamos passando, realizamos somente hoje", disse o coronel Guaraci Paranhos, chefe do gabinete militar da Alepa. "O que está acontecendo aqui é importante para o nosso trabalho do dia a dia na Alepa", finalizou. 

Cap. Nazareno

O capitão Sandro Nazareno da Silva, policial militar da Rotam (Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas), foi o instrutor do primeiro dia de capacitação. "Estamos com equipamentos novos na polícia militar e esse treinamento é importante para os militares da Alepa. O contato com esses equipamentos novos deve existir. Passo para eles as novas técnicas de como utilizar o armamento para se protegerem e resguardarem a segurança de outras pessoas", afirmou ele. "Os policiais que estão aqui lidam diretamente com autoridades e com as demais pessoas que compõem o Parlamento, então esse treinamento é um pouco diferente dos que atuam no policiamento diário nas ruas. Com as novas técnicas, haverá maior qualidade nos serviços prestados", completou.