19ª Legislatura 2019 - 2022

Notícia

Homenagens ao Centenário Paulo Freire terão início em setembro na Alepa

26/08/2021 13h09 - Atualizada em 26/08/2021 14h49
Por Lilian Campelo - AID - Comunicação Social
O evento para o centenário é resultado de uma série de reuniões do deputado Bordalo em conjunto com diversas entidades ligadas à educação popular no Pará

No ano em que o patrono da educação brasileira, Paulo Reglus Freire, celebraria seus 100 anos, diversas entidades nacionais e internacionais buscam homenagear a figura que deu grandes contribuições para os estudos em educação. A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA), presidida pelo deputado Carlos Bordalo (PT), em conjunto com representantes da sociedade civil e instituições governamentais vêm realizando uma série de atividades em comemoração ao centenário do educador.

Para marcar a abertura do centenário, no dia 24 de setembro deste ano, será realizada uma audiência especial na Alepa num formato semipresencial com a participação de instituições, sociedade civil, movimentos sociais, entre outros convidados.

Em continuidade a programação, no dia 17 de novembro, de 8:30 às 18h haverá abertura da Feira de Economia Solidária e Seminário do Centenário Paulo Freire, no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas. Entre as propostas definidas para o evento estão previstas o fomento a diferentes iniciativas de educação popular.

O centenário Paulo Freire é uma atividade que busca discutir um projeto de educação renovado e libertador ao Pará e conta com uma parceria ampla de entidades nacionais e internacionais, como os Grupos de Pesquisa de Instituições de Ensino Superior (IES), o Movimento Sem Terra (MST) e organizações do continente Africano e do continente Europeu que estarão colaborando com o evento.

Em 2020, Bordalo foi procurado por uma rede coletiva de educadores, instituições, movimentos sociais, entre outras pessoas da sociedade civil para discutir o apoio do parlamento em relação às atividades e ações visando a Educação Popular. Na casa legislativa, ele protocolou requerimento solicitando a sessão especial e relembrou o legado de Freire. 

 

Texto: Thais Peniche – Estagiária de Jornalismo

Revisão: Lilian Campelo

Palácio Cabanagem - Rua do Aveiro,130 - Praça Dom Pedro II, Bairro Cidade Velha - 66020-070
(91) 3213-4200
AID - Assessoria de Imprensa e Divulgação - Email: imprensa@alepa.pa.gov.br | Sistemas
Ouvidoria: ouvidoria.alepa.pa.gov.br

Todos os Direitos reservados | 2019