• Item
    ...
Alto Contraste

Notícia

21/07/2021 | 14h21 - Atualizada em 21/07/2021 | 18h03

Talento musical da Alepa

Reportagem: Andrea Santos

Edição: Dina Santos

Quem vê o servidor Rubão Andrade com 30 anos de Casa, lotado na inspetoria de segurança da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), nem imagina que por trás daquele agente de segurança, sempre atento em manter a salvaguarda dos colaboradores da Alepa, há também uma voz que canta e emociona a todos que ouvem suas interpretações.  

Com 54 anos, casado e pai de dois filhos, Rubão Andrade é um dos talentos musicais que o Poder Legislativo possui. Ele também é compositor.

A paixão pela música iniciou ainda menino, quando ouvia sua vó com suas cantigas para o embalar na rede. As canções passaram a ser cantadas por ele ao entrar no ônibus, segundo relatos da mãe, dona Margarida Andrade. 

Mas foi na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Camilo Salgado, no Jurunas, que ele passou a ter mais entusiasmo pela música. "Lá eu comecei a participar do grupo folclórico escolar através de dois professores, dançava muito. Depois fui para o Grupo Folclórico do Pará e fiz violão e voz. Fiquei durante três anos cantando nos bares e a partir desse momento, fiz parte de várias bandas. A Orlando Pereira foi a que passei mais tempo. Logo em seguida, montei a minha banda, a Amazon Dance", disse. 

Cantando há 34 anos, seu primeiro disco gravado foi durante os anos 90. "Foi com a banda Novo Tempo. Já com a banda Orlando Pereira, fiz um DVD e há quatro gravei meu primeiro CD sozinho", contou. 

Rubão

Com a criação do Festival de Artes da Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Feart, iniciado em 1992, a música sempre foi a mais requisitada e disputada pelos servidores da Casa. Então pensou-se em realizar um festival onde os servidores da Alepa pudessem mostrar também os seus talentos na arte do canto. Assim surgiu o Canta Feart, que no ano de 2019 realizou sua VII edição. Com pandemia da Covid-19 sua edição seguinte foi suspensa. Rubão Andrade participou do Feart e levou o primeiro lugar, bem como no Canta Feart também. Ela lembra o gosto musical que se apresenta. "Gosto muito de MPB, mas sempre que possível coloco as músicas paraenses, principalmente o Carimbó", afirmou. 

PROJETO

O servidor e cantor da Alepa está diante de um projeto musical que se chama "De pai para filho", que surgiu há um tempo e que teve uma boa aceitação na noite paraense.

Com a pandemia, veio a possibilidade de inscrever o projeto no edital Lei Aldir Blanc Pará, que foi contemplado com o incentivo. De pai para filho consiste em uma live show musical em que eles interpretam músicas do repertório paraense e clássicos da MPB, mostrando a influência da música no laço afetivo familiar, contando um pouco da história dos dois por trás das músicas. O filho mais novo de Rubão Andrade, Renan Andrade de 15 anos, segue na carreira musical.

Em 2019, Renan foi selecionado para participar das audições às cegas, do reality The Voice Kids. Segundo o pai, a participação foi maravilhosa e muito importante para o crescimento pessoal do garoto. Lá ele pôde interagir com outras crianças e ter uma troca de experiências. Rubão inscreveu o filho no Canta Fearte no mesmo e ele foi o campeão, ganhando inclusive de músicos mais experientes. A música interpretada que garantiu o primeiro lugar para Renan, foi Final Feliz, de Jorge Vercillo. Ele recebeu o prêmio de 6 mil reais, à época. "Ter um filho na mesma carreira é algo sem preço. Meu mais velho também gosta, chegou a fazer três anos de música na Fundação Carlos Gomes, o Renan pegou o violão encostado e foi tocando e cantando. Desde pequeno ele acompanha meus ensaios em casa e foi automático nele. A música despertou dentro dele, isso é emocionante", finaliza.