09/07/2021 | 10h06 - Atualizada em 09/07/2021 | 10h10

Gestão de RH trabalha para motivar e valorizar pessoas

Reportagem: Mara Barcellos

Edição: Andreza Batalha

A motivação é um dos grandes desafios para o ser humano e organizações, principalmente para as instituições públicas. Trabalhar o planejamento de gestão com foco no desenvolvimento de ações motivacionais é fundamental para promover novos conceitos e comportamentos que gerem aperfeiçoamento dos trabalhos.

Essa tem sido a essência do trabalho de Glaucy Learte, diretora do Departamento de Gestão de Pessoas (DGP) da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa). Com graduação e doutorado em sociologia, a também pedagoga de 38 anos de idade, possui ampla experiência na área e tem como foco melhorar o clima organizacional da instituição, com a finalidade de gerar motivação e resultados positivos pessoais e profissionais.

Como estratégia, Glaucy, procura manter o diálogo com as chefias de todos os departamentos e com servidores. Para incentivar a motivação, tem desenvolvido a aplicação do Programa 5S no local de trabalho, para obter uma gestão de qualidade que visa aperfeiçoar aspectos como organização, limpeza e padronização.

“Tenho adotado técnicas de motivação para transformar o clima organizacional. Um servidor motivado rende mais e eu trago essa concepção. Os servidores têm que se sentir parte do processo. Tento incentivá-los para que se sintam felizes no que eles estão fazendo, tenho a missão de ajudar as pessoas a se realizarem profissionalmente para serem mais produtivas”, destacou.

“Para isso iniciamos uma série de capacitações, porque muitas vezes o funcionário acha que por estar muito tempo no mesmo local não tem mais o que melhorar, e sempre temos algo para aprimorar. Gosto de incentivar, para continuar a estudar e a fazer cursos, pois como professora, acredito muito na educação”, acrescentou.

O DGP é responsável por muitas demandas e trabalha a organização profissional dos mais de 3 mil servidores da Alepa, dentre eles mais de 200 são estagiários. Tem como principais atribuições, a contratação de funcionários, concessão de férias, abonos, licença saúde, folha de pagamentos, entre outras.

Pela complexidade dos trabalhos do departamento, os serviços exigem muito dos servidores. E, durante a pandemia, muitos funcionários perderam familiares, vítimas da Covid-19, outros adoeceram e, alguns, ainda estão com sequelas e seguem em recuperação. São fatores que comprometem a vida, a saúde física, emocional e psicológica, e portanto, refletem nas atividades.

Portanto, para tentar continuar a otimização do clima organizacional, Claucy tem tido apoio dos estagiários, que segundo ela, foi fundamental para a continuidade dos trabalhos e para o bom resultado.

“Os estagiários têm sido importantes nesse processo, principalmente nesse cenário de pandemia. Tem estagiários que estão em sua primeira experiência profissional, e eu digo para eles que aprendam ao máximo, pois aqui é um órgão complexo, mas é uma universidade de debates e de conhecimentos”, evidenciou.

Acolher também faz parte da essência do trabalho de Glaucy.

“Eu trabalho a questão do acolhimento, temos que dar o melhor tratamento possível. Nesse momento temos que acolher, dar amor e, se pudesse daria um abraço em todos. Quando a gente abraça a gente conforta e quando a gente vê que alguém perde um parente é muito dolorido e como gestora tenho acolhido. No geral o clima é de harmonia”, disse.

Nesses quatro meses em que assumiu à direção do DGP, a gestora afirmou que um dos maiores desafios é fazer os servidores se sentirem motivados em relação ao futuro, diante da pandemia.

“É também um desafio fazer com que vejam um futuro melhor, mesmo diante da pandemia. Acredito que nesses meses o clima organizacional da Alepa só fez melhorar, porque esse é o objetivo da gestão do presidente Chicão, valorizar os servidores e proporcionar bom atendimento ao público”, concluiu.