• Item
    ...

Notícia

09/06/2021 | 12h59 - Atualizada em 09/06/2021 | 13h04

Comenda Especial "Mérito das Comunidades Terapêuticas" é aprovada na Alepa

Reportagem: Paula Portilho

Edição: Comunicação

À frente da Comunidade Terapêutica Gente Livre, em Salinópolis, nordeste paraense, que conta com 25 pessoas atendidas, o pastor Balaão Pereira da Silva destaca a importância do acolhimento da instituição em sua vida. "Estou há 25 anos 'limpo', sem usar essas substâncias e, graças a Deus tenho uma família. E com essa graça, eu posso viver bem e hoje trabalho com dependentes químicos e posso testemunhar pessoas que estavam nessa situação e com o acolhimento da CT, assim como eu, estão bem", conta emocionado.

As Comunidades Terapêuticas são entidades sem fins lucrativos que realizam o acolhimento em regime residencial, em caráter voluntário, de pessoas com problemas associados ao uso e dependência de substâncias psicoativas.

A Assembleia Legislativa aprovou em sessão desta terça-feira (08/06) o Decreto Legislativo que institui a Comenda Especial "Mérito das Comunidades Terapêuticas", uma iniciativa do líder do Republicanos, deputado estadual Fábio Freitas, que preside a Comissão de Prevenção às Drogas (Copred).

"Esse reconhecimento coroa esse nosso trabalho árduo, feito com muita dedicação", conclui o pastor Balaão.

De acordo com o autor do Decreto Legislativo, essa honraria se destina a homenagear pessoas físicas ou jurídicas que se destacam em virtude de seu trabalho na área de atenção social e acolhimento aos usuários de drogas no Pará.

"Propus esse projeto, pois já visitamos 60 comunidades terapêuticas no estado, que atendem a mais 2 mil adictos. Fomos visitar in loco, ver o trabalho que é desenvolvido  e nada mais justo do que homenagear essas pessoas, muitos dos quais são pessoas que passaram e superaram esse problema que é a dependência química", justificou Fábio Freitas no Parlamento.

"É muito com satisfação que recebemos a notícia dessa comenda. Nosso trabalho é intenso, ainda existe muito preconceito com as pessoas usuárias de drogas, e essa comenda é um incentivo a mais para a gente não desistir, não desanimar dessa causa que é muito importante na nossa sociedade", ressaltou Mauro Lima, presidente da CT Celeiro de Luz, no Distrito de Mosqueiro, que atualmente atende a 16 internos.  

CT de Mosqueiro

 

CT de Salinas