26/05/2021 | 20h42 - Atualizada em 26/05/2021 | 23h22

Escola Legislativa realiza aula inaugural e se prepara para ser instituição de ensino superior

Reportagem: Carlos Boução

Na aula inaugural de 2021, da Escola Legislativa-ELEPA, da Assembleia Legislativa, ocorreu nesta quarta, dia 26, no auditório João Batista, com a presença de 45 servidores, obedecendo todas as orientações de distanciamento social, uso de máscaras e álcool em gel.

Rebecca Hesketh

A solenidade foi aberta pela Secretária Legislativa da ALEPA, Rebecca Hesketh,  representante do presidente do Poder Legislativo, deputado Chicão (MDB). Ela destacou  a significação e a importância dos cursos de formação e capacitação dos servidores da ALEPA. A diretora da ELEPA, Bethania Fidalgo Arroyo, e a diretora do Departamento Gestão de Pessoas - DGP  Glaucy Learte, também participaram da aula inaugural.

Em seguida teve a exposição da professora Daniela Teixeira, coaching de carreira, fisioterapeuta (UEPA), mestre e doutoranda, abordando o tema Relação Interpessoal no Local de Trabalho. A professora é do Curso Ser Educacional, coordenadora do curso de Fisioterapia da UNAMA e da Clínica Escola de Fisioterapia desta mesma instituição.

Daniela Teixeira

Para a expositora, mestre em Desenvolvimento Urbano, a experiência foi incrível. "A aula foi a oportunidade de abordar um tema extremamente importante na conexão da vida profissional", avaliou. Para ela, a escolha deste tema foi muito oportuna e para uma aula inaugural da Escola Legislativa.

Durante a exposição, a professora trabalhou os conceitos sobre as relações interpessoais no ambiente do trabalho, impacto na qualidade da intervenção profissional e limites necessários na relação com chefes e colegas de trabalho.

Daniele citou uma pesquisa sobre a relação de trabalho que indica que 85% são  determinados pela qualidade e 15% pela capacidade técnica.
"A minha atividade diária é muitas vezes, lidar com essas relações e gerenciar conflitos. E vemos muitas vezes que as relações interpessoais são acompanhadas de conflitos, quando não existe equilíbrio, até porque temos pessoas, e pessoas que se comportam e tem características diferentes", abordou a expositora, aplicando ainda um formulário  sem identificação, com uma medição sobre como se encontra a relação de cada um dos participantes com as pessoas do seu trabalho.

Para Glaucy Learte, diretora do DGP, a aula inaugural marcou o início de uma série de eventos que ocorrerão na Casa para promover a qualificação profissional dos servidores. "Na verdade, queremos aperfeiçoar o trabalho, então trouxemos uma série de cursos em parceria com a Escola do Legislativo", adiantou.

Glaucy Learte

Já estão programados seis cursos outras programações em planejamento baseadas nas demandas colhidas através de uma pesquisa realizada nos diversos setores da Assembleia Legislativa. Ética Profissional e Cultura Organizacional serão os próximos a serem ofertados.

Bethânia Fidalgo Arroyo

"Inicialmente iremos realizar um processo de formação dos colaboradores da ALEPA, hoje com uma aula inaugural", explicou a professora Bethania Fidalgo Arroyo, diretora da Escola Legislativa – ELEPA, que assumiu o cargo em março deste ano, já no exercício da presidência do deputado Chicão.

"A jornada de cursos chamada "FORMA ELEPA"  tem o objetivo de capacitar e treinar os servidores do DGP, estendido a mais alguns setores, para depois abrir essa política de formação interna para todos os servidores do Poder". Ela anunciou ainda que a Escola do Legislativo está em processo de credenciamento, para se transformar em uma instituição de ensino superior, já pleiteado junto ao Conselho Estadual de Educação. Ela aguarda abrir ainda no segundo semestre de 2021, as primeiras turmas de graduação em Gestão Pública e uma de pós-graduação em Gestão Legislativa.