Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está aqui: Portal Alepa / Notícias / Debes realiza ação sobre a Campanha Janeiro Branco

Notícia

13/01/2021 | 15h24 - Atualizada em 13/01/2021 | 15h33

Debes realiza ação sobre a Campanha Janeiro Branco

Reportagem: Andrea Santos

Edição: Comunicação


Janeiro Branco é a campanha voltada para a saúde mental e, com ela, vários alertas e cuidados que devem existir para evitar doenças mentais. O Departamento de Bem- Estar Social (DEBES), da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), promoveu na manhã desta quarta-feira (13.01), uma ação com o objetivo de intensificar os cuidados com a saúde mental, aos servidores da Casa Legislativa.

Durante a atividade, a equipe do Debes, formada por psicólogos, assistentes sociais, entre outros, recebia os servidores no Hall de entrada do Palácio da Cabanagem, e se direcionava também aos setores da Casa, para prestar orientação a respeito do tema.

Karla Lobato, Diretora do Debes"Essas programações levam em consideração um planejamento anual que há no setor. Cada mês está relacionado a um tema, uma cor. Janeiro Branco aborda um assunto que, infelizmente, poucas pessoas dão importância, principalmente diante do que estamos vivendo. A pandemia da Covid -19 fez com que muitas pessoas se ausentassem de funções que executavam antes do isolamento, que ainda é exigido. Com isso, há um espaço para doenças mentais se aproximarem com maiores proporções na vida do ser humano. Pensando nisso, o Debs levou aos colaboradores deste Poder a importância de como cuidar da mente", disse Karla Lobato, diretora do departamento.

"Olá, sou pedinte, mas eu gostaria muito de falar com vocês. Duas coisa peço. A primeira é que vocês me escutem. A segunda é que sejam muito felizes", contou a psicóloga Irene Maia, que com a abordagem conseguiu tirar um sorriso da pessoa que a recebeu no local. Irene Maia é servidora da Alepa há 14 anos. Ela relatou que foi até a um departamento da Casa e na porta constava uma placa com a seguinte informação: "proibida a entrada de vendedores e pedintes".

Ainda segundo a psicóloga, o mês de janeiro foi escolhido para o tema devido ser o mês de um começo, onde inicia-se um novo ano, e com isso espera-se uma nova vida. "Todo ano a nossa vida tem um recomeço. Há planos, deve existir uma reflexão sobre o que foi feito e deixado de fazer. É de grande importância que o homem e a mulher façam ações para a sua saúde mental, a mente necessita ser educada. A cor branca tem a representação de uma nova história que será escrita, a partir de uma nova página que se encontra em branco. As pessoas devem tornar consciência do cuidado com o emocional, com a mente. Lamentavelmente, no Brasil, o número de casos com pessoas com doenças da mente tem crescido. Nossa ação, hoje, na Alepa, foi para mostrar o quanto é bom ser feliz, viver em paz é muito bom", contou.

De acordo com os Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o segundo país das Américas com maior número de pessoas depressivas. Isso representa 5,8% da população, atrás apenas dos Estados Unidos, com 5,9%. A depressão é uma doença que afeta 4,4% da população mundial. O Brasil é ainda o país com maior prevalência de ansiedade no mundo (9,3%).

Janeiro Branco

A Campanha Janeiro Branco surgiu em 2013, criada por um grupo de psicólogos de Uberlândia- MG. A ação foi motivada pela Campanha Outubro Rosa. Mas o Janeiro Branco tem objetivos diferentes e sua atenção está voltada para o bem-estar emocional.

Serviço

O atendimento do Departamento de Bem-Estar Social da Alepa, no momento, atende somente os servidores da Casa e familiares. Para a comunidade, o agendamento é feito via gabinete, mas devido a pandemia do novo Coronavírus, o funcionamento se encontra suspenso para esse público.