06/12/2020 | 16h25 - Atualizada em 07/12/2020 | 10h30

Procuradora da Mulher comemora 27 prefeitas eleitas no Pará em 2020

Reportagem: Helena Saria

Edição: Helena Saria

Pela primeira vez no Estado do Pará, 27 mulheres foram eleitas prefeitas, um aumento importante na comparação às últimas eleições municipais em 2016, onde apenas 16% das prefeitas eram mulheres no Pará. Dados do TSE mostram que a média nacional de prefeitas eleitas foi de 12,2%, bem abaixo da média paraense. Além disso, o registro de candidaturas femininas em 2020 foi recorde: 33,6% do total.

A Professora Nilse Pinheiro, Deputada Estadual e Procuradora Especial da Mulher, declara: "É com alegria que chegamos ao resultado de 27 mulheres nas prefeituras do Pará, com um aumento de 2016 pra cá. Vejo que esse resultado vem do trabalho realizado em vários municípios por essas guerreiras que estão na frente das instituições e movimentos, e que lutam pela equidade de direitos. Nós da Procuradoria da Mulher também reforçamos esse trabalho, levando palestras sobre a importância da mulher na Política para diversos municípios do nosso estado. É uma satisfação e um desafio saber que nos próximos anos teremos tantas mulheres parceiras para trabalharmos, vamos trabalhar também na implantação das procuradorias municipais da mulher e construir uma forte relação institucional a partir do evento que será no início de 2021".

A Procuradora se refere ao evento inédito que será oferecido logo após o retorno das atividades parlamentares, para receber as novas prefeitas eleitas, apresentar a instituição e trabalhar no alinhamento de uma relação institucional que leva em conta o estabelecimento de políticas públicas para mulheres nos quatro cantos do estado. As prefeitas serão recebidas pelas Bancada Feminina, compostas pelas dez deputadas estaduais eleitas no pleito de 2018, número também histórico, pois de forma pioneira, a Alepa conta com 25% de mulheres, porcentagem que não se repete em nenhum outro estado do Brasil.

O município de Marituba - região metropolitana de Belém - elegeu a primeira prefeita mulher desde sua fundação, em 1994. "É um marco histórico, isso prova o quanto as mulheres estão conquistando seus objetivos, conquistando espaço não só no legislativo, mas no executivo. Estou extremamente feliz não só pelo marco histórico, mas também pela quantidade de mulheres eleitas em todo estado e também por ser a primeira mulher a candidata e eleita prefeita em Marituba, onde nunca houve candidatura antes. E assumo o compromisso, de levantar a bandeira das mulheres e trabalharei duramente para que na próxima eleição tenhamos mais mulheres na gestão" declarou a prefeita eleita Patrícia Mendes.

Outro município que também escolheu uma mulher para ficar à frente da gestão foi Almeirim, na região do baixo amazonas. Para a prefeita eleita saber que estamos acima da média nacional é motivo de grande alegria. "Significa que a mulher tem enfrentado cada vez mais esse tão importante desafio, que é assumir o seu papel dentro da política, e certamente quando se tem uma mulher a frente de uma prefeitura, eu creio que a mulher é muito mais determinada, muito mais detalhista. A gente vai assumir um papel de gestora para toda população, e fazer sim políticas públicas voltadas para as mulheres defendendo essa categoria tão importante", conclui a Prefeita eleita Lúcia do Lider.

As mulheres eleitas no Pará para a gestão 2021- 2024 são: Francineti Carvalho, em Abaetetuba; Lúcia do Líder, em Almeirim; Vanessa Gusmão, em Aurora do Pará; Lucineia Alves, em Bannach; Luziane Solon, em Benevides; Josemira Gadelha, em Canaã dos Carajás; Edilma Alves, em Garrafão do Norte; Mariana Chamon, em Curionópolis; Iara Braga, em Eldorado dos Carajás; Majorri Santiago, em Floresta do Araguaia; Professora Marlene Borges, em Magalhães Barata; Patricia Mendes, em Marituba; Nilma Lima, no Moju; Alcineia Ferro, em Nova Esperança do Piriá; Dra Graça, em Nova Ipixuna; Socorrinha, em Nova Timboteua; Gilma Ribeiro, em Oeiras do Pará; Laane Barros, em Piçarra; Raquel, em Placas; Consuelo Castro, em Ponta de Pedras; Márcia Ferreira, em Rio Maria; Adriana Andrade, em Rondon do Pará; Professora Leila, em São Caetano de Odivelas; Elizane, em São Domingos do Araguaia; Kamily Araujo, em São João de Pirabas; Marcellanne Cristina, em São João do Araguaia; e Kelly Destro, em Ulianópolis;

Na foto, à esquerda, Lúcia do Líder, prefeita eleita de Almeirim; à direita, Patrícia Mendes, prefeita eleita de Marituba.

#promulher #alepa #procuradoriadamulheralepa #direitosdamulher #mulhernapolitica