Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa >> Notícias >> Comissão da Alepa debate ações de prevenção às drogas

Notícia

05/11/2020 | 17h42 - Atualizada em 05/11/2020 | 19h00

Comissão da Alepa debate ações de prevenção às drogas

Reportagem: Andrea Santos

Edição: Dina Santos

Com a abordagem "Perspectivas e Desafios da Nova Lei Nacional sobre Drogas n° 13.840/2019" e por meio da Comissão Permanente de Prevenção às Drogas (Copred), a Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) realizou na manhã desta quinta-feira (05), no plenário Newton Miranda, uma Sessão Especial em favor da 2ª Semana da Juventude na Alepa. A solenidade foi solicitada pelo deputado Fábio Freitas, presidente da Comissão Permanente de Prevenção às Drogas (Copred) da Alepa. 

O evento é alusivo ao Dia Estadual da Juventude no Pará, que aconteceu no dia 04 de novembro. A Sessão visa fortalecer canais de diálogos com os poderes no âmbito estadual para discutir, propor e monitorar políticas, programas e projetos que respondam às necessidades da sociedade.

Neste ano em especial, a discussão da nova Lei Nacional de drogas e o trabalho de prevenção às drogas nas escolas, com o apoio do esporte e lazer, é tratada como fator transformador do ser humano. 

Os trabalhos foram conduzidos pelo autor da sessão, deputado Fábio Freitas, que apresentou um vídeo dos serviços ofertados pela Copred em todas as regiões do Estado.

De 2019 até o momento, a Comissão alcançou 200 mil pessoas. "Estamos pela Comissão Permanente de Prevenção às Drogas (Copred), na segunda semana da juventude, queremos tirar esses jovens do mundo das drogas. Nosso trabalho é de conscientização, onde mostramos que outros caminhos são possíveis. Educação, curso profissionalizante e esporte são essenciais para a libertação de pessoas que precisam deixar as drogas", falou o deputado. 

O grupo de Teatro da Comunidade Terapêutica da Fazenda Embrião de Castanhal fez uma encenação sobre os efeitos das drogas na vida de uma pessoa. 

Thyago Ribeiro da Silva, 17 anos, aluno do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Pádua Costa, em Santa Barbará do Pará, disse que " Na juventude há descobertas, temos que ter cabeça para não fazer parte do mundo das drogas. É preciso concentrar no que é certo, mas infelizmente muitos jovens vão para outra direção. Conheço e já perdi amigos para as drogas, recentemente, mais um se foi. Outro amigo precisou ir embora para outra cidade", disse.

Ele ainda completou: "Nossos representantes devem pensar em mais ações para os jovens. Na minha cidade existe uma biblioteca pública, mas precisamos de mais acesso em atividades que nos ajudem a não fazer parte do mundo das drogas", reiterou ele, que mora com os pais e mais três irmãos.  

Integrante da bancada feminina na Alepa, a deputada Heloísa Guimaraes falou que " Temos que apoiar quem pede ajuda e cabe a nós, como parte do Poder Público, mudar as leis e aperfeiçoá-las. Não cabe a nós o julgamento, mas sim, a colaboração em políticas públicas para que os jovens saiam do mundo das drogas", disse. 

"A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Maria Luíza da Costa Rêgo, no Bengui, é uma referência para a comunidade, existe há 37 anos. Temos jovens com muita vontade de resgate social. Buscamos orientar nossos alunos, temos que mostrar a juventude que existe saída do mundo das drogas. É preciso transformar. A dificuldade que nossos jovens têm é a ascensão social, eles sonham com a qualificação profissional, mas os desafios são enormes. Educação é um instrumento de libertação social", disse José Pereira, professor há quase 30 anos e vice-diretor da Escola. A Instituição educacional possui 1.338 alunos. 

O Secretário Nacional de Cuidados e prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania, José Quirino Júnior, destacou que o enfrentamento às drogas precisa ser realizado em várias frentes de trabalho. "Precisamos ter ação na repressão do narcotráfico, na recuperação das pessoas que infelizmente foram para o caminho errado e, por conta disso, temos no Brasil uma nova normativa em relação à prevenção ás drogas", disse ele. "O Governo Federal trabalhou para a aprovação dessa Lei, 13.840/2019, na qual busca o endurecimento maior do combate ao narcotráfico, em especial ao que está ligado ao crime organizado. A Lei coloca também possiblidades de termos ações mais contundentes na área de prevenção de drogas", finalizou. 

"Os resultados efetivos conseguiremos juntos. Não posso deixar de parabenizar essa Casa, que tem feito um trabalho com responsabilidade. É muito bonito ver como o deputado Fábio Freitas fala da história de sua vida, é uma história de coragem, superação. Vivemos numa cidade onde grande parte das famílias são chefiadas por mulheres e muitas delas, abandonadas pelos seus cônjuges. Sabemos como é dolorosa a jornada de seus filhos na luta pela recuperação dentro de um centro de reabilitação. Como jornalista tive a oportunidade de, ao longo de 15 anos, ir à centros de recuperação. O problema é grave, ele adoece as famílias, o tecido social. Jovens, tenham força, vamos conseguir escrever uma nova história com o trabalho desta Casa, do governo do Estado", disse a representante do Governo do Estado do Pará, Úrsula Vidal, Secretária de Estado de Cultura. 

Sobre a Copred - A Comissão desenvolve atividades em várias regiões do Pará. Palestras informativas sobre os malefícios do uso de drogas são apresentadas ao público. Ao todo o trabalho de prevenção já alcançou mais de 60 municípios, levando informações educativas sobre o esclarecimento dos malefícios do uso de substâncias entorpecentes, percorrendo todas as regiões, visitando escolas, centros, igrejas, ginásios, câmaras municipais, dentre os quais o Estádio Olímpico do Pará Jornalista Edgar Augusto Proença, o Mangueirão. 

Ao final da sessão, 45 pessoas foram homenageadas por serviços prestados.

A programação da Copred, durante o Dia Estadual da Juventude no Pará, vai até do dia 08/11.

Programação:

Dia 06/11

Campeonato de Futebol "Esporte e Educação: Unidos contra às Drogas", de 8 às 18h, no Complexo do Mangueirão - Com Campeonato de Futebol Masculino e Feminino para os alunos da Rede Estadual de Ensino.

Dia 07/11

Debate de Pais, Mestres e Alunos sob o tema "A Escola como protagonista no trabalho de Prevenção às Drogas", de 8 às 12h, na E. E. E. M. Pedro Amazonas Pedroso.

Dia 08/11

Carreata das Famílias contra às Drogas, a partir das 13h, com concentração ao lado do Terminal Rodoviário na Av. Cipriano Santos e chegada no Espaço Náutico na Avenida Bernardo Sayão e às 15h no Espaço Náutico será realizada a ExpoJovem 2020 na modalidade Drive-in com shows, diversas apresentações culturais e esportivas. Encerramento com exibição do filme Pantera Negra Acesso: 1kg de alimento não-perecível.