Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa >> Notícias >> 23º Círio da Alepa é realizado sem o translado

Notícia

08/10/2020 | 15h48 - Atualizada em 08/10/2020 | 15h59

23º Círio da Alepa é realizado sem o translado

Reportagem: Andrea Santos

Edição: Dina Santos

De forma diferente, devido a pandemia da Covid -19, mas com a fé que anima a igreja, a Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) realizou na manhã desta quinta-feira (08) Sessão Solene em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré, padroeira dos paraenses.

O início da solenidade foi marcada por uma missa celebrada na Catedral Metropolitana de Belém, às 8h, pelo padre Ivan Conceição, da paroquia Nossa Senhora do Amparo, em Ananindeua. 

A missa contou com a presença do Ministério de Música Católicos que conta com oito integrantes. Jéssica Resende, 28 anos, integra o grupo há 5. "É um momento que nos emociona muito, estarmos a serviço de Nossa Senhora de Nazaré, de Deus. Este ano não teremos o Círio como de costume, sentiremos falta, mas nada pode nos abalar. Receber de Deus o dom de cantar e tocar é gratificante, principalmente diante do que ainda estamos vivendo, a pandemia da Covid-19 tem deixado muitas pessoas com problemas emocionais e sei que através do nosso canto, temos ajudado a muitos. A música tem o poder de tocar as pessoas", afirmou.

Após o término da missa, colaboradores do Parlamento seguiram para a frente do Palácio da Cabanagem, à espera da imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. Este ano, não teve o tradicional traslado da imagem peregrina da Alepa.

Por volta das 10h20 a imagem da Rainha da Amazônia foi recebida com honra de chefe de estado por militares e conduzida ao plenário Newton Miranda por Parlamentares. A emoção tomou conta dos presentes que louvaram a Deus e à mãe de Jesus. As canções foram interpretadas por Renan Andrade.

A deputada professora Nilse Pinheiro conduziu os trabalhos da Sessão Solene com a entrega da "Medalha Mérito Nossa Senhora de Nazaré", instituída conforme Art. 1º da Resolução 36/2001. Ela é concedida a "personalidades brasileiras ou não, que tenham prestado reais e efetivos serviços ao Estado do Pará". A honraria faz parte dos eventos legislativos regulamentares do Parlamento Estadual. Esse é o 23º Círio da Alepa. 

Da tribuna, Padre Ivan Conceição levou a mensagem ao público, em quantidade reduzida. "É sempre uma benção receber a imagem de Nossa de Nazaré, é tempo de revigorar as forças em tempos tão difíceis como os de hoje. Uma das imagens mais bonitas que a bíblia fala é o momento em que Maria está de pé, acompanhando o sofrimento de seu filho Jesus. Maria estava com fé. É tempo de se abraçar, mas com a fé, somente ela para nos fazer seguir diante de tanta dificuldade", destacou ele que incluiu "Unimos os nossos corações para essa festa que é o Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Maria foi mãe na carne e por seu intermédio, o verbo de Deus se fez carne e habitou entre nós, é a mãe de Jesus que reina, Cristo reina, Ele é o nosso Rei. Mãe querida, senhora da berlinda, ilumina e abençoe a todos nós em mais um momento de fé e devoção. O Círio está em nossos corações, viva Nossa Senhora de Nazaré", completou. 

Em seguida, foi feita a oração do Círio de Nossa Senhora de Nazaré abençoando os presentes e a Casa de Leis. A deputada professora Nilse Pinheiro disse que "Mais um ano em que celebramos este tão importante momento, de forma diferente, mas o amor que nos une, a força e fé em Maria sempre serão iguais. Parabenizo aos que receberam a comenda pelos relevantes serviços realizados", frisou a deputada. 

Um dos agraciados com a "Medalha Mérito Nossa Senhora de Nazaré" foi o Padre André Teles, da Paróquia Santa Rita de Cássia, na Cidade Nova V, em Ananindeua. Ele falou da representatividade da homenagem. "Feliz pelo reconhecimento, isso é fruto do trabalho feito por todos na igreja, estamos com vários irmãos necessitando de ajuda espiritual, fazemos esse trabalho, conversamos, levamos a palavra de Deus para colaborar diante de algo tão dolorido para muitos. Há pessoas com início de depressão, ansiedade causada pela pandemia da Covid-19", disse.

"O Círio representa amor, devoção. Por mais que esteja mudado este ano, o que há dentro de nós não muda, pelo contrário, aumenta a fé na Rainha da Amazônia. A todos os nossos servidores, aos paraenses católicos, um feliz e abençoado círio", relatou a deputada Cilene Couto. 

Estiveram presentes na solenidade, os deputados Carlos Bordalo, Dr. Galileu, Renilce Nicodemos, Renato Ogawa, Thiago Araújo e Gustavo Sefer.

35 pessoas foram homenageadas com a "Medalha Mérito Nossa Senhora de Nazaré".