19ª Legislatura 2019 - 2022

Notícia

Gabinete militar traz histórias de dedicação e humanismo

13/10/2020 12h23 - Atualizada em 13/10/2020 12h30
Por Syanne Neno - AID - Comunicação Social

Por trás de cada "Bom Dia" dado por um policial na porta da Assembleia Legislativa do Pará, existe uma história de dedicação, muitas vezes pontuada pela emoção.
Pai do pequeno Miguel, de um ano e dois meses, o capitão Adam Ribeiro, há seis anos na Casa, é um dos 16 bombeiros que compõe a equipe de 86 homens do Gabinete Militar da Alepa. Nem só de ordem e segurança é feita a rotina desses profissionais.
"Como bombeiros, temos que estar atentos ao ser humano, prestar pronto atendimento. Já tivemos que ajudar mulheres, que estavam visitando a Alepa, e entraram em trabalho de parto. Para mim, que já sou pai, a emoção foi sublime", conta o capitão.
Criado em 1996, o Gabinete Militar da Assembleia Legislativa do Estado do Pará cuida da segurança da Casa durante as 24 horas do dia. São de seis a oito homens por dia se revezando entre portaria, garagem e acessos à Casa parlamentar. A rotina extra Alepa inclui ainda a segurança do presidente, apoio a viagens de parlamentares e reuniões externas.
De hora em hora, os militares saem em rondas pelo entorno, feitas em uma viatura e duas motos. Durante à noite, as demandas de rondas ocorrem diante de qualquer movimentação suspeita nos arredores. Os militares ficam em vigília, atentos às 32 câmeras de monitoramento. 
"Uma das coisas mais gratificantes para nós é conseguir manter a ordem e tranquilidade em votações com grande clamor popular, aquelas que atraem manifestações. São essas que exigem grande atenção de nossa parte", pontua o capitão Adam.
Palácio Cabanagem - Rua do Aveiro,130 - Praça Dom Pedro II, Bairro Cidade Velha - 66020-070
(91) 3213-4200
AID - Assessoria de Imprensa e Divulgação - Email: imprensa@alepa.pa.gov.br | Sistemas
Ouvidoria: ouvidoria.alepa.pa.gov.br

Todos os Direitos reservados | 2019