• Item
    ...

Notícia

21/09/2020 | 18h49 - Atualizada em 21/09/2020 | 18h54

Alepa presta homenagem aos servidores vítimas da Covid 19

Reportagem: Andrea Santos

Edição: Dina Santos

De autoria do deputado Ozório Juvenil, presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do estado do Pará (Alepa), foi realizada na manhã desta segunda feira (21), uma Sessão Especial em Homenagem Póstuma aos servidores e parlamentares que faleceram vítimas da Covid-19. A solenidade ocorreu na sala de reuniões da Comissão de Fiscalização Financeira. 

O deputado Ozorio Juvenil abriu os trabalhos e passou a palavra para a representante dos servidores da Casa. "Servidores da Casa, sei que o certo seria homenagear em vida e não agora, mas estamos aqui para lembrar de cada um que colaborou com este Poder. Este momento é de dor, onde todos nós servidores estamos de luto. A dor é muito maior quando não podemos velar o ente querido. O monumento que está em frente à Casa Legislativa, na praça, é para que todos lembrem que nós não somos nada, somos todos iguais. Infelizmente, nossos colegas se foram. Aos parentes, minha solidariedade", disse Dilma Antunes, servidora há 32 anos da Alepa, presidente da Comissão de Fiscalização de Obras da Alepa. 

Após a mensagem lida por Dilma Antunes, os parentes dos homenageados receberam uma placa em reconhecimento pelos serviços prestados à Alepa e, em seguida, rezaram um Pai Nosso. 

"Meu marido era um homem bom, dedicado em tudo, era família. Esse momento aqui representa tudo o que ele era, mas eu queria mesmo era tê-lo ao meu lado, cuidei dele até onde pude", disse Iraci Alves, 61 anos, viúva de Raimundo Nonato Rodrigues Oliveira de 61 anos, que faleceu no dia 8 de maio. O servidor estava na Casa  há aproximadamente 30 anos. Ele deixou dois filhos e dois netos. 

Emocionada, Carla Chermont, filha do ex-parlamentar Mário Chermont, disse que "um homem querido, dentro e fora da Alepa, sensível e inteligente. Olhar essa foto e receber essa homenagem me faz pensar na figura que ele foi, no legado que deixou para todos. Sou grata a todos pela lembrança, isso acalenta o coração de alguma forma", afirmou. 

O ex-deputado faleceu em Belém, em 16 de maio, era natural do Rio de Janeiro, nasceu no dia 21 de janeiro de 1937. Diplomou-se Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Pará – UFPA. Nas suas atividades profissionais, inclui-se a de funcionário da Fundação Serviço Especial de Saúde Pública – SESP,  Oficial de Gabinete da Governadoria do Estado do Pará e assessor da Secretaria de Estado de Saúde do Pará. 

Mário Chermont iniciou sua carreira política como vereador do município de Chaves/PA. Concorreu ao Parlamento Paraense e, com a sua vitória, assumiu o cargo de Deputado Estadual por várias legislaturas: a primeira, no pleito de 15 de novembro de 1978, pelo Movimento Democrático Brasileiro – MDB e, já com a nomenclatura de Partido do Movimento Democrático Brasileiro – PMDB, foi reeleito no pleito de 15 de novembro de 1982 e no de 15 de novembro de 1986. 

Eleito e empossado 2º Vice-Presidente da ALEPA para o biênio de 1981/1982 e, por Imperativo Constitucional, assumiu o cargo de Presidente no período de 19 a 22 de outubro de 1981, indicado pelo Governo do Estado para o exercício da Liderança do Governo na Casa em 1987. 

Foi presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará no biênio 1989/1990. Integrou as seguintes Comissões Permanentes: Constituição e Justiça; de Redação de Leis; Turismo, Certames e Esportes; Transporte, Comunicação, Obras Públicas e Terras. 

"isso nada mais é do que o resgate e reconhecimento daqueles que serviram o Poder Legislativo, nos deixaram em decorrência da Covid-19. Há também servidores que partiram por motivo de outra doença. A Covid-19 veio muito rápida. De repente, as pessoas estavam aparentemente bem e, em poucos dias, tínhamos a notícia que um parente, um amigo ou conhecido morreu vítima desse vírus. Essa homenagem é para mais um conforto dos que nos ajudaram a fazer este Parlamento", destacou o deputado Ozório Juvenil que acrescentou "A árvore plantada na praça D. Pedro, em frente a este prédio representa a semente deixada por cada um dos nossos servidores, sei que o trabalho deles ficará na história desta Casa de Leis", concluiu.