• Item
    ...
Alto Contraste

Notícia

05/08/2020 | 14h02 - Atualizada em 05/08/2020 | 17h50

Comunicação para fortalecer a democracia e a transparência na Alepa

Reportagem: Dina Santos

Edição: Andreza Batalha

Diariamente, os deputados apresentam proposições, debatem ideias e aprovam projetos na Assembleia Legislativa do Pará. Ações que tem a capacidade de influenciar o dia a dia da população, mudar e melhorar a vida de milhares de pessoas.
As iniciativas vão desde a aprovação de uma Lei que garante a visibilidade e a proteção de pessoas com lábios leporinos; o reconhecimento da Festa da Chiquita como patrimônio cultural; a criação de uma nova comenda em reconhecimento da importância dos chefs de cozinha paraenses; ou a consolidação do atendimento prestado à população no Centro de Atendimento ao Cidadão.
Todas essas pautas ganham destaque no portal da Alepa e nas redes sociais. Afinal, ter leis que garantem os direitos dos cidadãos é fundamental, mas dar visibilidade a essas leis também é importante, para que as pessoas saibam seus direitos.
É com esse pensamento que a Alepa tem investido cada vez mais na comunicação com a sociedade. Além da TV Alepa e da RádioWeb Alepa, a internet é o principal campo de trabalho nessa estratégia de dar visibilidade ao que está sendo produzido no Poder Legislativo.
No último ano, o Portal Alepa atingiu 730 mil visualizações e esse número continua crescendo. Desde abril de 2019, 168.498 pessoas acessaram o Portal Alepa em busca de informações sobre o trabalho dos parlamentares e o que acontece no Legislativo paraense. Desses, 83% são novos usuários, que entram no portal pela primeira vez para acompanhar a cobertura jornalística. Em média, 16% dessas pessoas voltam a acessar o portal, como forma de se manter bem informados sobre os processos legislativos.Afonso Galindo integra a equipe da AID como coordenador da TV Alepa"Esse crescimento do número de usuários tem sido constante com o uso de recursos tecnológicos de outras plataformas e aplicativos, como as listas de reprodução que criamos e enviamos para os principais veículos de comunicação e para nossos servidores, que se transformam em replicadores de informação", avalia Afonso Galindo, coordenador de implantação da TV Alepa."Nos dois últimos anos aconteceram avanços e conquistas significativas. Além de disponibilizar maior acesso as ações e sessões da Casa através das transmissões em TV aberta e pela internet, onde destacamos a primeira transmissão ao vivo de sessão itinerante feita direto do Marajó, e a inclusão de Libras nas sessões ordinárias ao vivo disponibilizadas pela TV Alepa, a atenção para ações de crossmedia, integrando todas as plataformas existentes são conquistas importantes", explica Afonso. "Uma matéria publicada no Portal, tem um podcast produzido e um vídeo, convidando a acessar ao conteúdo, que é utilizado na TV, em listas de transmissão no whatsapp e nas redes sociais. Com isso, integramos plataformas e possibilitamos maior alcance da informação para cidadãos, não somente no Pará, as atividades do parlamento paraense", destaca ele.
É o que acontece com a série "Vidas que Mudam", um novo produto criado pela Assessoria de Imprensa e Divulgação, com reportagens especiais sobre projetos e iniciativas dos deputados.
"O projeto Vidas que Mudam nasceu de uma inquietação. Como editora dos textos do portal da Alepa, eu sentia falta de matérias que aproximassem o cidadão comum do trabalho dos deputados. Queria que o "seu João" e a "dona Maria" se vissem representados através de realidades que foram ou podem ser mudadas com projetos ou ações parlamentares. Fico muito feliz em perceber que os deputados e seus assessores assimilaram a essência do projeto e passaram a me enviar sugestões. As matérias são publicadas às segundas e quintas, e em pouco mais de um mês, já falamos de temas que foram da ajuda à causa animal durante a pandemia à proteção e visibilidade das pessoas com fissura labiopalatal", comemora a jornalista Syanne Neno.A jornalista Syanne Neno escreve as reportagens do espaço Vidas que Mudam

Resultados – O resultado disso é a transparência e o aumento da confiança das pessoas no trabalho realizado na Alepa. Em 12 meses, o Portal Alepa teve 294.822 acessos. Ou seja, consultas feitas pelos cidadãos paraenses às diversas informações disponibilizadas ao público.
Novidade criada no início deste ano, a pesquisa de proposições já registra 27 mil acessos, com pessoas que buscam conhecer o conteúdo dos projetos em tramitação.
Também é possível acompanhar as pautas das sessões e saber o que entra em debate e votação no plenário. Essa informação diária já conta com 10 mil acessos.
O Banco de leis também é um dos serviços mais procurados, com 24 mil acessos.
No Twitter da AlepaRedes sociais – O sucesso do portal como ferramenta de informação e transparência se repete nas redes sociais. A Alepa e os deputados dispõem de perfis no Facebook, Instagram e Twitter.
"O material que produzimos para as redes busca se aproximar do cotidiano dos paraenses. Damos visibilidade para as discussões parlamentares e projetos aprovados com uma linguagem próxima da população. É uma forma de prestar contas e dar transparência às ações da Alepa por meio também das redes sociais", diz o jornalista Rogério Paiva. "Pra isso, trabalhamos textos, fotos, vídeos, links, gifs, enquetes e várias outras ferramentas que geram participação, interação e engajamento de quem acessa nossas redes", avalia.
A estratégia deu certo. O perfil da Alepa no Instagram, por exemplo, passou de cerca de 300 seguidores para 10 mil.Mestre em comunicação e jornalismo e especialista em redes sociais, Rogério Paiva é um dos responsáveis pelos avanços nas mídias sociais

"A Alepa vem aumentando sua presença nas mídias digitais. No Instagram, por exemplo, o perfil tinha um pouco mais de 300 seguidores e três ou cinco publicações na conta. Começamos a pensar e criar estratégias para mudar as relações entre os cidadãos e o parlamento. Aumentamos os conteúdos e buscamos ampliar os mecanismos de transparência, levando informação e conhecimento aos nossos seguidores. No período da pandemia, a nossa equipe digital investiu em publicações com dicas de saúde, de prevenção, além de abordar as ações e medidas tomadas pela Alepa no combate ao coronavírus", destaca a jornalista Raíssa Rebelo. "Estamos presentes no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube. Hoje somamos mais de 10 mil seguidores e nossos conteúdos não são patrocinados, tudo orgânico", comemora.A jornalista Raíssa Rebelo faz parte da equipe que alcançou avanços nas redes sociais da Casa No Instagram da AlepaO envolvimento político dos cidadãos por meio dos canais de comunicação disponíveis na Alepa, principalmente na internet, é estimulado justamente como uma oportunidade de interagir com aqueles que são autorizados a compor o processo de produção da decisão política.
É assim, a cada postagem, a cada acesso ao que se produz no Parlamento, que a Alepa fortalece a democracia em benefício de quem os deputados representam: a população.No Facebook da Alepa