• Item
    ...
Alto Contraste

Notícia

29/07/2020 | 19h54 - Atualizada em 31/07/2020 | 11h22

Alepa reúne com representantes de escolas particulares para discutir sobre o retorno das aulas

Reportagem: Mara Barcellos

Edição: Andreza Batalha

Representantes de escolas da rede de ensino privado participaram nesta quarta – feira (29.07) de uma reunião na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) com o deputado Gustavo Sefer. O encontro teve o objetivo de reivindicar o retorno das aulas em unidades particulares no próximo dia 03 de agosto.   

Ao todo, 52 escolas estiveram presentes. De acordo com Marcelo Ferreira, membro da União das Escolas do Pará (Unesc), as instituições estão preparadas para retornar as atividades escolares de forma gradual.

“O nosso objetivo  é ter o retorno de forma segura, responsável e gradual, voltando de 25%, 75% e 100% , e de forma híbrida também, ou seja, presencial e online. Vamos retornar com todas as medidas de segurança, com turma de no máximo 10 a 12 alunos, mantendo o distanciamento de 1, 5 metro a cada carteira escolar. Estamos seguindo à risca o protocolo de segurança sanitária, aferição de temperatura dos alunos e colaboradores, tapete sanitizante, totem de álcool em gel com mecanismos de pé para que não seja preciso tocar no recipiente, sanitização das salas, toda uma estrutura segura e responsável”, justificou.

“Os pais que não se sentirem seguros para deixar seus filhos irem à escola ou que tenham filhos no grupo de risco, continuarão a ter aulas em casa no sistema online”, completou. 

A professora Viviane Domiciano, do Espaço Recriança, no bairro da Cremação, relatou em  depoimento emocionante a realidade de muitos profissionais em meio à pandemia. 

“O professor vive um futuro incerto. Hoje, a nossa realidade é uma, e amanhã é outra. Nós vivemos na sala de aula e agora estamos em casa, sendo professora, porque os meus compromissos são os mesmos. Eu sou chefe de família e se a escola parar como vou fazer? Não posso cobrar dos meus patrões, porque eles também dependem desses serviços”, ressaltou. 

Após os relatos dos mantenedores e de profissionais da educação das escolas particulares paraense, o deputado Gustavo Sefer entrou em contato, ainda durante a reunião, com os titulares da Secretaria Estadual de Educação e Procuradoria Geral do Estado para intermediar junto ao Poder Executivo sobre as demandas apresentadas pela categoria. 

Segundo informações da secretária de educação, Elieth de Fátima Braga, por meio de telefone, o retorno às aulas na rede pública estadual será avaliado no dia 15 de agosto, com base em novos estudos epidemiológicos. Só a partir dessa data, poderá ter um posicionamento oficial.  

A Procuradoria Geral do Estado (PGE) é o órgão responsável pela expedição de decretos estaduais de enfrentamento à pandemia, seja de paralisação, suspensão ou liberação das atividades. Com base nisso, o parlamentar agendou, para esta quinta-feira (30.07), uma reunião com o titular da PGE e representantes das escolas de ensino privado para discutirem conjuntamente sobre a retomada das aulas nessas instituições.   

“Toda a manifestação foi muito pacífica, apresentando ideias e as suas justificativas necessárias, e nós pudemos perceber que essas escolas particulares já se prepararam tomando os cuidados necessários. Amanhã vamos ter essa reunião na PGE para que a gente possa apresentar os argumentos e mostrar que as escolas estão preparadas para receber os alunos, afinal a educação é o pilar da sociedade”, concluiu Gustavo Sefer.