29/05/2020 | 14h52 - Atualizada em 29/05/2020 | 14h56

CSAU ouve gestores municipais sobre dificuldades no combate à pandemia

Reportagem: Pedro Paulo Blanco

Edição: Pedro Paulo Blanco

Reuniões irão ouvir prefeitos de todas as regiões do EstadoPrefeitos e secretários municipais das cidades de Abaetetuba, Acará, Baião, Barcarena, Cametá, Igarapé-Miri, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba e Moju, no baixo Tocantins, participaram nesta quinta, 28, da primeira de uma série de reuniões que a Comissão de Saúde (CSAU) da Assembleia Legislativa do Estado (Alepa) irá realizar com gestores de todos os municípios do Estado.

A iniciativa atende a uma proposição da deputada estadual Ana Cunha (PSDB), membro titular da CSAU, que demonstrou extrema preocupação com o avanço da Covid-19 em cidades do interior paraense, sobretudo em áreas de difícil acesso como a região das ilhas e zonas comunidades das zonas rurais.

Por cerca de duas horas, demandas relacionadas ao enfrentamento da pandemia provocada pelo novo coronavírus foram recebidas pelos parlamentares que participaram do encontro remoto. O prefeito de Baião, Jadir Nogueira disse que o município necessita de transporte adequado para atender as 73 vilas, além de recursos para reformar o hospital municipal e aquisição de medicamentos.

"Os casos aqui estão crescendo, principalmente na zona rural que representa 50% da população do município. Então decretamos lockdown nos últimos 15 dias. Não foi fácil, mas foi necessário", afirmou Dr Edilson Ramos, Secretário Municipal de Saúde de Baião.

Carlos Ernesto, prefeito de Limoeiro do Ajuru, revelou que o crescimento de casos em comunidades do interior exige maiores investimentos em transporte e infraestrutura hospitalar. O município de 28.500 habitantes possui 188 casos confirmados da doença e sete óbitos.

"A maioria da nossa população mora em ilhas e para atender as comunidade precisamos de duas ambulanchas. O hospital está interditado pelo Corpo de Bombeiros e por isso tivemos que transformar uma parte da unidade de saúde em área de isolamento para atender pacientes com covid. Seria bom ter o atendimento da policlínica itinerante e um sistema estadual de regulação mais ágil", ressaltou.

"A intenção, a partir de agora, vamos procurar intermediar, junto ao governo do Estado, por melhorias no atendimento e tratamento das pessoas acometidas pelo nosso inimigo em comum, que é a covid-19. Medicamentos, falta de EPIs e deslocamento de pacientes de regiões mais distantes foram as dificuldades mais ouvidas na reunião de hoje", ressaltou o presidente da CSAU, Dr. Jaques Neves.

Vídeos com esclarecimentos e orientações voltados para o aspecto preventivo da doença também serão produzidos pelos deputados estaduais que exercem o ofício da medicina como profissão e encaminhados a moradores das zonas rural e ribeirinha. Também participaram do encontro online os deputados Dr Galileu, Iran Lima, Dra. Heloísa Guimarães, Cilene Couto, Michele Begot e Paula Gomes.