27/03/2020 | 20h36 - Atualizada em 27/03/2020 | 20h58

Alepa participa do ato de assinatura para a construção do primeiro hospital pediátrico de Ananindeua

Reportagem: Andrea Santos

Edição: Syanne Neno

Para levar ainda mais saúde de qualidade à população da região metropolitana de Belém, foi assinado na tarde desta sexta-feira (27.03), pelo Governo do Estado, com a presença do Poder Legislativo, o Termo de Convênio para a construção do Hospital Pediátrico Infantil Dr. Celso Leão, em Ananindeua. A cerimônia de assinatura ocorreu no Palácio do Governo e contou com a presença do prefeito municipal de Ananindeua, Manoel Pioneiro, e do secretário de saúde pública do estado do Pará (Sespa) , Dr. Alberto Beltrame.

O convênio terá vigência de 12 meses, contados a partir da data de assinatura, correspondendo ao prazo de execução-financeira. O valor do convênio é de  18 milhões de reais.

Para o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), deputado Dr. Daniel Santos, a construção do Hospital Pediátrico de Ananindeua é um sonho para a comunidade do município. "A pediatria é um grande gargalo na saúde do nosso estado. A Alepa faz o seu dever, trabalhamos para todos", destacou Dr.Daniel.

"Esse é mais um compromisso com a nossa população. Será o primeiro hospital pediátrico do município e levará atendimento às crianças da região metropolitana. Nosso trabalho é de parceria com a Assembleia Legislativa , que tem feito de maneira positiva as suas ações. O hospital será construído onde no momento fica localizado o posto de saúde da Cidade Nova VI. Serão 70 leitos, com Unidade de Tratamento Intensiva, os atendimentos serão de média e alta complexidade. Cuidar da saúde e da vida é nosso papel, e isto é fruto da parceria de todos nós. É uma conquista para a nossa população", afirmou o governador do Estado do Pará,  Helder Barbalho.

O prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro, disse que: "A licitação será até o dia 4 de junho, prazo máximo. Faremos o possível para que a entrega do hospital ocorra até o final deste ano".

Disque Denúncia- Após o ato de assinatura do termo de convênio para a construção do primeiro hospital pediátrico de Ananideua, o presidente da Alepa, Dr. Daniel Santos, participou do lançamento do sistema de Disque Denúncia em aplicativo de mensagens, onde também ocorreu o ato de assinatura.

O Pará inova em tecnologia e se torna o primeiro estado do Brasil a disponibilizar a população o número do Disque Denúncia por meio do aplicativo de mensagem whatsapp.  O número 98115-9181 já está disponível aos cidadãos e para utilizar, basta adicionar na sua lista de contatos. As mensagens serão recebidas e um diálogo se construirá, buscando obter o máximo de informações, pelo sistema de Inteligência Artificial Rápido e Anônimo, personificado por uma atendente virtual denominada Iara.

O número 98115-9181 Disque Denúncia é o whatsapp oficial da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e o único que garante o sigilo e anonimato do cidadão, que contribui para as investigações, garantindo também a segurança do denunciante.

Por meio do aplicativo de mensagens, qualquer pessoa pode enviar informações em texto, áudio, fotos e vídeos, além de localização sobre crimes que já ocorreram para que possam ser solucionados, como recaptura de presos, venda de entorpecentes, localização de veículos roubados, por exemplo.  Ao fazer uma denúncia, a pessoa receberá um número de protocolo para acompanhar o andamento da demanda ou acrescentar informações. O número 181 permanece disponível para chamadas de voz, gratuitamente.

Chatbot – Outra ferramenta que está à disposição da sociedade é o chatbot, um sistema de troca de mensagens que funciona 24 horas, sete dias por semana, e que também receberá denúncias garantindo o sigilo e o anonimato.

A caixa de diálogo estará localizada na parte inferior de todos os sites de segurança pública do Pará, como das polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros, entre outros. Iara estará presente também neste canal de relacionamento com o cidadão.

Formulário - No site segup.pa,gov.br haverá um formulário onde qualquer pessoa pode fazer denúncia. Na ferramenta, poderá ser adicionado além de informações textuais, fotos, vídeos e a localização.

Novo espaço – Paralelo aos avanços em tecnologia virtual, o Governo investe ainda em proporcionar um espaço de trabalho com melhores condições para os profissionais que atuam recebendo e filtrando as informações que chegam ao Disque Denúncia, em todas as suas plataformas de comunicação.

O novo espaço físico, que por questões de segurança não pode ter a localização divulgada, compreende a 233 metros quadrados, aproximadamente, conta com 18 computadores, com um sistema mais célere, e equipamentos modernos para atender a demanda de forma mais ágil.

Decreto - Durante o lançamento dos novos canais de comunicação do Disque Denúncia, o Governador Helder Barbalho assinou o Decreto que proíbe a criação e divulgação, seja qual for o meio, de números telefônicos para receberem denúncias que não sejam os oficiais -Disque Denúncia  181 e 98115-9181 (mensagens via whatsapp), formulário on line e  chatbot , disponibilizados na internet, no site segup.pa.gov.br.

A medida visa adotar procedimento padrão no recebimento de denúncias anônimas feitas pela população e atendimentos de urgência e emergência, com o objetivo de dar maior celeridade e formalidade aos atendimentos.