01/04/2019 | 15h28 - Atualizada em 06/06/2019 | 16h09

Assembleia Legislativa realiza Sessão Especial em Marabá

Reportagem: Comunicação

Edição: Comunicação

A população de Marabá, no sudeste do Pará, terá oportunidade, nesta quinta-feira (04.04) de ficar frente a frente com os deputados estaduais e apresentar propostas para melhorias do município. É que será realizada a Sessão Especial “Alepa em Ação – Trabalho que vai até você”. A programação contribui para a descentralização das discussões políticas da capital para o interior do Estado, fortalecendo o desenvolvimento da região.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Dr. Daniel Santos, comandará a sessão que leva até Marabá 33 parlamentares. O chefe do Legislativo destaca que a decisão de fazer sessões especiais é para que a população da região tenha oportunidade de apresentar suas demandas. “Nas sessões ordinárias deliberativas – com pauta de votação –  precisamos seguir um rito determinado pelas normas do Regimento Interno da Alepa. Com esse formato, de sessões especiais, vamos abrir espaço para ouvir a população e garantir sua participação”, explica o presidente.

Para Dr. Daniel, é importante o parlamento percorrer o estado para ouvir demandas da população, dos representantes dos mais variados segmentos, dos prefeitos e vereadores, além de checar pessoalmente os problemas de cada município e, se for o caso, até fiscalizar obras paralisadas. A partir disso, assinala Dr. Daniel, o Legislativo deverá traçar um diagnóstico do município e propor medidas e ações efetivas para o desenvolvimento de cada região.

Município estratégico- Marabá foi escolhida para receber a segunda sessão itinerante da Alepa por ser o município pólo da região sudeste, e também por estar às vésperas de comemorar o seu aniversário de fundação. No dia 5 de abril, Marabá completa 106 anos.

Já confirmaram a participação na sessão em Marabá os deputados: Dr. Daniel Santos, Cilene Couto, Renato Ogawa, Fábio Freitas, Chamonzinho, Gustavo Sefer, Dirceu Ten Caten, Miro Sanova, Raimundo Santos, Junior Hage, Renilce Nidocemos, Hilton Aguiar, Dilvanda Faro, Eraldo Pimenta, Michele Begot, Marinor Brito, Ana Cunha, Chicão, Dra.Heloisa Guimarães, Victor Dias, Ozório Juvenil, Alex Santiago, Luth Rebelo, Diana Belo, Toni Cunha, Delegado Caveira, Nilton Neves, Fábio Figueiras, Igor Normando, Dr.Jaques Neves, Orlando Lobato, Nilse Pinheiro e Dr.Galileu.

Parceria com o Governo – Além da Sessão Especial, o presidente da Alepa, deputado Dr. Daniel Santos também participa da programação itinerante do Poder Executivo, que cumpre na região o Programa Governo por Todo o Pará. Juntos, Executivo e Legislativo vão percorrer 5 municípios; Marabá, Parauapebas, Conceição do Araguaia, Cumaru do Norte, Redenção e Tucumã.

Serviço:

Data: 4 de abril

Horário:15 horas

Local: Câmara Municipal de Marabá – Avenida Hileia, Agrópolis do INCRA – Bairro Amapá.

Programação:

Marabá e região - 2 a 5 de abril de 2019

2 de abril de 2019, terça-feira

MARABÁ

16h - Visita ao Colégio Militar Rio Tocantins

Núcleo da Nova Marabá

Folha 13, Quadra Especial, Lote Especial, Marabá – PA

17h30 - Inauguração da Agência do Banpará

Folha CSI 31, Quadra 04. Nova Marabá, Marabá – PA

18h30 - Ato de Instalação do Programa Governo por Todo o Pará

Auditório do Carajás Centro de Convenções e Eventos de Marabá, BR-222, 5210 – Nova Marabá, Marabá - PA

20h - Reunião Municipalista restrita a convidados

3 de abril de 2019, quarta-feira

PARAUAPEBAS

8h30 - Ação Cidadania do Programa Pará Paz

11h - Reunião com Prefeituras e Câmaras Municipais de Abel Figueiredo, Água Azul do Norte, Bannach, Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Breu Branco, Canaã dos Carajás, Conceição do Araguaia, Cumaru do Norte, Curionópolis, Dom Eliseu, Eldorado dos Carajás, Floresta do Araguaia, Goianésia do Pará, Itupiranga, Jacundá, Marabá, Nova Ipixuna, Novo Repartimento, Ourilândia do Norte, Palestina do Pará, Parauapebas, Pau D'Arco, Piçarra, Redenção, Rio Maria, Rondon do Pará, Santa Maria das Barreiras, Santana do Araguaia, São Domingos do Araguaia, São Félix do Xingu, São Geraldo do Araguaia, São João do Araguaia, Sapucaia, Tucumã, Tucuruí, Xinguara, Paragominas e Ulianópolis.

15h às 22h - Reunião com Prefeituras e Câmaras Municipais

4 de abril de 2019, quinta-feira

8h30 - Audiência Pública do PPA Estadual 2020/2023

10h - Reunião com Prefeituras e Câmaras Municipais

15h - Sessão Especial da Assembleia Legislativa do Estado do Pará

Câmara Municipal de Marabá - Avenida Hiléia, INCRA, Rod. Transamazônica, 1   Bairro Amapá - Marabá - PA

16h - Visita à Indústria da Sinobrás

KM 425, PA-150, Distrito Industrial, Marabá - PA

17h - Visita à Fábrica Mercúrio, Primeira fábrica de correias do Norte

Quadra I Lotes 1,2,3,4 Fase II - Área Rural, Marabá - PA

18h - Abertura do Encontro Regional da Educação no Pará

Lançamento do Programa Bolsa Pará, com a presença dos reitores das instituições de Ensino Superior paraenses: UFPA, UFRA, UNIFESSPA, UEPA, IFPA

20h - Encontro com o Agronegócio

Restrito a convidados

5 de abril de 2019, sexta-feira

8h - Café da Manhã Municipal pelo Aniversário de Marabá

Bairro Francisco Coelho

9h - Ação Cidadania do Programa ParáPaz

MUNICÍPIO DE CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA

11h - Assinatura da Ordem de Serviço para a construção de 18 pontes de concreto no Município de Conceição do Araguaia

Câmara Municipal de Conceição do Araguaia - Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 801 – Centro.

CUMARU DO NORTE

14h - Assinatura de Ordem de Serviço para construção de Escola no Município