04/03/2020 | 16h12 - Atualizada em 04/03/2020 | 16h20

Em caravana pelo Pará, Copred alcança quase 10 mil pessoas com palestras sobre prevenção às drogas

Reportagem: Comunicação

Quase dez mil pessoas no Pará foram contempladas com informações sobre os malefícios causados pelo uso de substâncias lícitas e ilícitas e com esclarecimentos sobre a nova lei antidrogas - n°13.840, de 5 de junho de 2019 - que fortalece a Política Nacional Antidrogas, facilita internações involuntárias e inclui as comunidades terapêuticas no Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (Sisnad). As palestras foram realizadas pela Comissão de Prevenção às Drogas (Copred), da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), como parte da Caravana Abraçando Pará, envolvendo os alunos das escolas públicas estaduais e membros de comunidades e igrejas como forma de enfrentamento à essa mazela social.

Percorrendo as regiões do nordeste, sudeste e sul paraense em 16 dias, a comissão realizou 34 palestras em 29 municípios, em câmaras municipais, escolas, igrejas, centros culturais, salões de eventos, galpões e Hotel, com a grande participação da comunidade local.

"Foram quase dez mil pessoas alcançadas com esclarecimentos através das palestras da Copred. Abordamos vários pontos, como por exemplo, a embriaguez ao volante, que também leva a morte. Mostramos, através da dinâmica com uma dobradura de papel, de maneira simples e clara, como as drogas podem destruir uma pessoa, uma família e para evitar tudo isso, devemos dizer não às drogas. Prevenir é a melhor estratégia", disse o deputado estadual Fábio Freitas, líder do Republicanos, que preside a Copred.

Santa Bárbara, Castanhal, São Francisco, Capanema, Tracuateua, Bragança, Salinas, São Miguel do Guamá, Mãe do Rio, Aurora do Pará, Ipixuna do Pará, Paragominas, Ulianopolis, Dom Eliseu, Rondon do Pará, Itupiranga, Marabá, Santana do Araguaia, Redenção, Rio Maria, São Felix do Xingu, Parauapebas, Canaã dos Carajás, Jacundá, Tucuruí, Moju, Igarapé-Miri, Abaetetuba e Barcarena foram os municípios que receberam as atividades da Copred.

Sobre a Copred
Instalada no início de 2019, tem como competências: analisar e emitir parecer sobre as matérias relacionadas ao uso de drogas em geral; atuar no sentido de promover, em todos os níveis, estudos e medidas que tenham em vista a prevenção do uso indevido de drogas; estudar, elaborar e apresentar proposições referentes ao campo do abuso de droga, tendo em vista principalmente o seu controle e prevenção de seu uso; manter permanentemente contato com o Poder Executivo para que possa acompanhar de forma efetiva as ações desenvolvidas por aquele Poder no combate e repressão às drogas ilegais; e manter intercâmbio com organismos públicos e privados, estaduais, nacionais e internacionais ligados ao assunto para que se mantenha uma atualização genérica e particularizada do problema.

No ano passado, através de caravanas, a equipe da Copred atuou em escolas, associações, sindicatos, câmaras municipais, comunidades terapêuticas, tribo indígenas, em marchas, em eventos institucionais, com distribuição de cartilha informativa de prevenção às drogas à crianças, jovens, responsáveis e membros da comunidade, alcançando 200 mil pessoas.
"Trabalhamos para mudar a vida das pessoas que querem sair do estado de drogadição. Apoiamos as Comunidades Terapêuticas e a Área da Saúde Mental como forma de tratamento aos que precisam", ressaltou Fábio Freitas.

Texto: Paula Portilho/Ascom dep. Fábio Freitas