28/02/2020 | 16h04 - Atualizada em 28/02/2020 | 16h06

Copred encerra série de palestras pelo estado neste sábado em Barcarena

Reportagem: Paula Portilho

Edição: Paula Portilho

Palestra da Copred em Canaã do Carajás para mais de três mil pessoas

A Comissão Permanente de prevenção às Drogas (Copred), da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), promove palestra na sede do Bajara, às 15 horas, em Barcarena, neste sábado (29.02), encerrando as atividades dentro da Caravana Abraçando o Pará. A expectativa é que 3 mil e 500 pessoas participem do evento.

"Através de uma dinâmica em uma dobradura de folha de papel mostramos como dizer não a todo tipo de drogas, informações essenciais que contemplaram crianças, jovens e adultos em 25 municípios, sendo que, ao todo, a caravana esteve em 58 municípios levando audiências da Comissão de Modernização Tributária, a qual também sou presidente, e revitalização de praças", disse o deputado estadual Fábio Freitas, líder do Republicanos e que preside a Copred.

Santa Bárbara, Castanhal, São Francisco, Capanema, Tracuateua, Bragança, Salinas, Mãe do Rio, Aurora do Pará, Ipixuna do Pará, Paragominas, Ulianopolis, Dom Eliseu, Rondon do Pará, Itupiranga, Marabá, Redenção, Rio Maria, São Felix do Xingu, Tucuruí, Moju, e Abaetetuba entre outros municípios também contaram com as palestras da Copred.

Palestra da Copred em Canaã do Carajás para mais de três mil pessoas

200 mil pessoas alcançadas em 2019

No ano passado, através de caravanas, a equipe da Copred atuou em escolas, associações, sindicatos, câmaras municipais, comunidades terapêuticas, tribo indígenas, em marchas, em eventos institucionais, com distribuição de cartilha informativa de prevenção às drogas à crianças, jovens, responsáveis e membros da comunidade, alcançando 200 mil pessoas.

"Trabalhamos para mudar a vida das pessoas que querem sair do estado de drogadição. Apoiamos as Comunidades Terapêuticas e a Área da Saúde Mental como forma de tratamento aos que precisam", afirmou Fábio Freitas.

Articulação federal

No início de fevereiro, tendo como pauta o desenvolvimento de cooperação técnica entre o Ministério da Justiça, Tribunal de Justiça do Pará e Governo do Pará para designar os bens apreendidos do tráfico de drogas em favor das comunidades terapêuticas, o deputado estadual Fábio Freitas esteve em Brasília, em agenda técnica com a coordenadora geral de Assuntos Legislativos do Ministério, Renata Souto e com a diretora de Cuidados e Prevenção às Drogas da Secretaria Nacional de Prevenção às Drogas (Senapred), Claudia Leite, com o objetivo de tratar assuntos relativos às ações de parceria com a Copred.

"Nesta oportunidade também estivemos também no Ministério da Cidadania, articulando a Marcha das Famílias contra às Drogas no Pará em mais de 10 municípios ", disse o parlamentar.

Sobre a Copred

Instalada no início de 2019, tem como competências: Analisar e emitir parecer sobre as matérias relacionadas ao uso de drogas em geral; atuar no sentido de promover, em todos os níveis, estudos e medidas que tenham em vista a prevenção do uso indevido de drogas; estudar, elaborar e apresentar preposições referentes ao campo do abuso de droga, tendo em vista principalmente o seu controle e prevenção de seu uso; manter permanentemente contato com o Poder Executivo para que possa acompanhar de forma efetiva as ações desenvolvidas na órbita daquele Poder no combate e repressão às drogas ilegais; e manter intercâmbio com organismos públicos e privados, estaduais, nacionais e internacionais, ligados ao assunto para que se mantenha uma atualização genérica e particularizada do problema.

Composição:

Titulares: Fabio Freitas – PRB (Presidente); Dra. Heloisa – DEM (Vice-Presidente); Martinho Carmona – MDB; Delegado Nilton Neves – PSL; Paula Gomes – PSD; Dr. Galileu – PSC e Dr. Jaques Neves – PSC.

Suplentes: Dilvanda Faro – PT, Fábio Figueiras – PSB, Hilton Aguiar – DEM, Wanderlan – MDB, Gustavo Sefer – PSD, Ana Cunha – PSDB e Delegado Toni Cunha – PTB.