12/02/2020 | 15h07 - Atualizada em 12/02/2020 | 16h33

Mídias Digitais foram destaque no segundo dia da Oficina de Comunicação Integrada

Reportagem: Andrea Santos

Edição: Syanne Neno

A Oficina de Comunicação Integrada, que teve início na última terça-feira ( 12.02), continuou em sua programação na manhã desta quarta-feira, no auditório João Batista, da Assembleia Legislativa do Pará. Com o conceito de Mídias Digitais, Tadeu Sposito, analista legislativo e Mestre em mídias sociais, ressaltou os princípios gerais da comunicação para a sociedade e como deve ser a fala de um parlamentar com o cidadão.
A Oficina de Comunicação Integrada é uma ação de parceria do Parlamento Paraense e a Interlegis, que é um Programa do Senado Federal destinado a divulgar mais conhecimento na esfera legislativa, com o objetivo de integrar, modernizar e fortalecer as Casas Legislativas.

“O importante é entender como funciona a mídia digital. O mundo digital oferece uma grande oportunidade de estar perto das pessoas sem gastar muito dinheiro, isso não existia antes e hoje o parlamentar, o gestor público, pode estar em evidência, mostrando o seu trabalho de forma mais direta para o cidadão. Mas para fazer isso de forma eficiente, tem que entender como funciona, qual é a lógica. Ele dever saber como as pessoas se comportam em determinados ambientes, a fala é um momento decisivo ao público”, disse Tadeu Sposito.
Ainda segundo Tadeu Sposito, "Compreender o público é ter um profissional de comunicação capacitado para fazer o trabalho de mídias digitais.  O trabalho de comunicação pública é fundamental para manter a sociedade informada de tudo o que acontece no Parlamento, Executivo e Judiciário. Afinal de contas o estado é mantido pela sociedade, não só no sentido financeiro, mas me refiro ao trabalho que esses órgãos realizam para a sociedade.  Vivemos em um sistema representativo, onde as decisões são tomadas em todos os níveis. Operam mudanças na vida de todos nós. O Parlamentar deve ter uma pessoa de comunicação para exercer a comunicação de seu gabinete, de suas redes sociais, ele estará qualificado para tal função”, declarou.

A vereadora do município  de Capitão Poço, Maria José Bento Ferreira, mais conhecida como professora Bié, está em seu primeiro mandato. Ela disse que não entendia a técnica que deve haver para a realização de um trabalho de Mídias Digitais. Ela recomenda o curso e terá outro olhar para as suas redes sociais a partir de agora. “ A Oficina é excelente, desde o primeiro dia tenho acompanhado. Gostei do que ouvi sobre “A Nova Lei Eleitoral” ontem, e hoje estou surpresa com o que aprendi. Observei o que foi falado pelo Tadeu Sposito, irei rever minhas redes sociais, sei que devo melhorar e que para isso terei que contar com um profissional de comunicação. Eu não vejo minhas redes sociais todos os dias, é algo a se pensar, devo melhorar, agora tenho a compreensão. Agradeço essa Casa de Leis pela oportunidade de aprender, a Escola do Legislativo está de parabéns”, disse.

A Oficina de Comunicação Integrada é direcionada aos servidores, parlamentares, assessores, pré-candidatos e agentes públicos em geral. A programação do evento prosseguiu nesta quarta-feira à tarde e vai até quinta-feira (13.02).

Os conteúdos ofertados na Oficina de Comunicação Integrada são: Princípios da Comunicação, Comunicação Interna, Assessoria de Imprensa, Comunicação Digital, Redes Sociais com dinâmicas de interação e comportamento online, Casas Legislativas e outros órgãos nas mídias sociais. WhatsApp, Facebook, Instagram e Twitter e suas plataformas e uso das linguagens. Vídeo, foto, arte, texto, áudio: Suporte e uso das linguagens e boas práticas em comunicação digital e SEO.  A Palestra sobre "A Nova Lei Eleitoral" foi realizada no primeiro dia do evento.