11/02/2020 | 16h04 - Atualizada em 11/02/2020 | 16h36

Alepa inicia Oficina de Comunicação Integrada

Reportagem: Andrea Santos

Edição: Syanne Neno

Para ampliar o conhecimento e aperfeiçoamento profissional do servidor, a Assembleia Legislativa do Estado do Pará, por meio da Escola do Legislativo e Interlegis, deu início, na manhã desta terça-feira (11.02), à Oficina de Comunicação Integrada, com a palestra “A Nova Lei Eleitoral”, dada por Gabriel Borges, consultor legislativo do Senado Federal. O evento aconteceu no auditório João Batista.
A Oficina, além de proporcionar capacitação profissional, visa uma combinação de atividades, práticas e execução de projetos de comunicação de Casas Legislativas ou mandatos parlamentares, com foco na produção digital. A aula é uma ação conjunta do Parlamento Estadual e Interlegis, onde seus técnicos desenvolvem e disponibilizam, gratuitamente, para as Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas, produtos tecnológicos que ajudam na modernização, segurança dos dados e na transparência dos trabalhos legislativos e administrativos.

A deputada Ana Cunha, que representou o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), deputado Dr. Daniel Santos, abriu os trabalhos. “Inicialmente agradeço ao senado federal por esse evento, na pessoa do senador Jader Barbalho, que colaborou para que essa oficina fosse realizada.  Essa articulação é muito importante, o trabalho dessa gestão tem sido positivo para todos que pretendem ter um aproveitamento em sua área de atuação. A Escola do Legislativo torna-se cada vez mais eficiente naquilo que tem feito, e vale ressaltar que essa é uma palestra fundamental para os que lidam com a comunicação”, destacou a parlamentar.
"Essa primeira parte da Oficina que apresentamos aqui na Assembleia Legislativa é muito importante. É sempre uma satisfação participar desse tipo de evento, falar sobre Direito Político significa aprendizado. Muito mais do que ensinar, é levar um pouco do  conhecimento que você tem. Foi um prazer falar sobre doação de campanha, as alterações na Lei eleitoral, na Constituição e, principalmente, trabalhar o fim das coligações eleitorais, que é algo que preocupa muita gente. Estudos dão conta de que vai haver uma redução significativa no número de partidos", disse Gabriel Borges, autor da palestra que abriu a Oficina, e autor do livro Reforma Política. "Ver o Pará, que possui uma matéria-prima em excesso, é um sentimento da emoção tão importante para a realização da política. Me sinto honrado e feliz por conhecer a capital do Pará que é tão rico", acrescentou Gabriel.
"Achei muito importante essa Oficina, me tirou muitas dúvidas. Ainda é muito confuso entender certas coisas na nova Lei, mas através desta aula ficou mais claro o entendimento. Acho que a Alepa deve manter sempre essas oficinas", disse Marjorie Fernandes, 42 anos, pré-candidata ao cargo de vereadora em Ananindeua.

A Oficina de Comunicação Integrada é direcionada aos servidores, parlamentares, assessores , pré-candidatos e agentes públicos em geral. A programação do evento prossegue nesta terça-feira à tarde e vai até quinta-feira (13.02).