10/02/2020 | 18h51 - Atualizada em 10/02/2020 | 19h05

Deputados estaduais do Pará assumem a diretoria da UNALE

Reportagem: Carlos Boução

Os deputados estaduais do Pará, Martinho Carmona (MDB) e Ana Cunha (PSDB) tomaram posse nesta segunda (10), no plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal, em Brasília, da nova diretoria da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais – UNALE, para o exercício 2020, nos cargos de tesoureiro da entidade e de secretária estadual no Estado do Pará, respectivamente.

O deputado Carmona representou ainda o deputado Dr. Daniel Santos (MDB), presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará.

Na presidência da UNALE, tomou posse a deputada estadual Ivana Bastos (PSD-BA), com um secretário e um tesoureiro, gerais, cinco vices-presidentes regionais, cinco tesoureiros com atuação nacional e 27 secretários estaduais.

Ainda na cerimônia, ocorreu a posse da nova diretoria do Colegiado de Presidentes das Assembleias Legislativas, que terá na presidência do deputado Lissauer Vieira (PSB), presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. Na vice-presidência da região norte, assumiu o deputado Ricardo Aires (PSB) do Estado do Tocantins.

Em seu pronunciamento de posse, a deputada Ivana Bastos defendeu uma gestão cada vez mais forte para a entidade fundada a 23 anos, e pediu que a Unale se debruce sobre o problema do ingresso do jovem no mercado do trabalho, com o slogan "2020, uma nova década para a juventude", com a realização de seminários regionais.

Na gestão de 2018, a entidade priorizou a elaboração do Plano Nacional contra o Suicídio e ainda de Defesa da Mulher - vítimas de machismo e do feminicídio, pautas estas que serão acompanhadas pela gestão empossada.

A presidente Bastos apontou ainda que a nova administração da UNALE vai acompanhar mais de perto, junto ao Congresso Nacional, defesas às causas integradas. "É preciso ter programas específicos para geração de empregos, investimento e desenvolvimentos dos Estados e Municípios", disse a presidente, destacando ainda as prerrogativas estaduais e municipais, acompanhamento das reformas, do Plano Mais Brasil, que incluem em seus pontos o pacto federativo que prevê autonomia financeira para Estados e Municípios e da PEC emergencial.

A deputada Ana Cunha, do Pará, ex-presidente da UNALE, parabenizou a nova diretoria e ressaltou a importância do estabelecimento com prioridade, a perspectiva de colocar o jovem como protagonista da pauta da entidade, na procura de alternativas de acesso ao emprego.

Compareceram ainda na cerimônia, parlamentares e representantes dos estados do Rio de Janeiro, Bahia, Distrito Federal, Paraná, Tocantins, Roraima, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Texto: Carlos Boução, com informações de Saimon Gondim (Assessoria do gabinete do deputado Martinho Carmona).