19/12/2019 | 17h01 - Atualizada em 19/12/2019 | 18h40

Deputados outorgam títulos honoríficos

Reportagem: Carlos Boução

Edição: Syanne Neno

O Poder Legislativo do Estado do Pará realizou nesta quinta-feira (19.12), no plenário Newton Miranda, uma Sessão Solene de outorga de títulos honoríficos para mais de cem pessoas distinguidas pelos deputados estaduais com Títulos de Honra ao Mérito e de Cidadão do Pará. Os homenageados que não compareceram receberão suas comendas em outra data.

A Sessão foi presidida pelo deputado Martinho Carmona (MDB), ex-presidente da Casa, e encerrada pelo deputado Orlando Lobato (PMN). A mesa oficial foi composta ainda pela primeira dama do Estado, Daniela Barbalho, pela desembargadora Dahil Paraense, do Tribunal de Justiça do Estado, e pelo Delegado Geral do Estado, Alberto Teixeira.  E ainda pelas deputadas professora Nilse Pinheiro (Republicanos); Marinor Brito (PSOL); Renilce Nicodemos (MDB) e Michele Begot (PSD).

O deputado Martinho Carmona, em seu pronunciamento oficial, mostrou sua satisfação, em nome do Poder Legislativo, em receber os homenageados, como aqueles que prestaram e continuam a prestar relevantes serviços na sociedade paraense. "Esta Casa representa o que compõe a sociedade em todos os seus segmentos e regiões, o que a transforma em uma casa representativa do povo paraense e os debates que nela sejam acalorados", explicou.

Para ele, o exercício do mandato parlamentar é de cobrança permanente por parte do eleitor. "Aonde quer que você vá, as pessoas vão lhe olhar como deputado, e a cobrança é em dobro. Porque somos homens públicos e elas enxergam no parlamentar uma pessoa que pode encaminhar sua luta e dificuldade", expressou. Por último, expressou a importância da entrega destas comendas. "É sempre bom receber a população na Casa que lhe pertence, na companhia de quem o representa. O pastor, professor e vereador de Marabá, Ronisteu Araújo, falou em nome dos homenageados agradecendo pela distinção oferecida pela Assembleia Legislativa do Estado do Pará.

Entre os homenageados podemos destacar a Primeira Dama do Estado, Daniela Barbalho; a professora negra Zélia Amador de Deus; a finalista do programa The Voice Brasil, Rebeca Lindsay, o secretário de Saúde do Estado, Alberto Beltrame; o delegado Geral do Polícia Civil, Alberto Teixeira; e o Reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho.

Participaram ainda da Sessão os deputados Dirceu Ten Caten, Dilvanda Faro e Carlos Bordalo, todos do PT, Eliel Faustino, Hilton Aguiar e Dra. Heloísa Guimarães, do DEM; Ozório Juvenil e Chicão, ambos do MDB; Renato Ogawa (PR); Luth Rebelo (PSDB); Gustavo Sefer (PSD); Miro Sanova (PDT); Igor Normando ( PODE); Caveira (PP); Thiago Araújo (Cidadania); Raimundo Santos (Patriota); e Fábio Freitas (Republicanos).