16/12/2019 | 19h06 - Atualizada em 16/12/2019 | 19h10

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Pará recebe homenagem na Alepa

Reportagem: Mara Barcellos

Edição: Andreza Batalha

A trajetória de 50 anos de atividades do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Pará (CRMV) foi destaque em Sessão Solene na  Assembleia Legislativa do Estado realizada nesta segunda – feira (16/12), por iniciativa da deputada Ana Cunha.

Criado, em 1969, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Pará tem a missão de trabalhar a efetivação do exercício das profissões regulamentadas e defender a sociedade em decorrência do exercício profissional, mantendo o rigoroso controle das atividades profissionais, zelando pelo controle e principalmente pela ética.

Compete ainda ao CRMV buscar a valorização profissional e impedir que pessoas inabilitadas exerçam as atividades profissionais das áreas da Medicina Veterinária e da Zootecnia.

“A sessão vem reconhecer e valorizar os médicos veterinários do Pará pelo trabalho que realizam para o desenvolvimento. Esses profissionais nos ajudam a enfrentar e a dialogar sobre a transversalidade da saúde pública. Não podemos esquecer da importância da medicina veterinária, que não só cuida da saúde dos animais, mas também cuida da nossa vida. Os veterinários cuidam da economia com valorosa contribuição ao Estado e do nosso rebanho fazendo do Pará uma referência”, disse a deputada Ana Cunha em pronunciamento.

A presidente do Conselho, a médica veterinária Maria Antonieta Martorano Priante, destacou a importância da homenagem para a valorização da  categoria de profissionais.

“Esse momento tem uma importância ímpar porque vai congregar todos os médicos veterinários que contribuíram ao longo desses 50 anos. Essa é uma oportunidade de mostrar para a sociedade a importância desses profissionais da medicina veterinária e zootecnia para a sociedade, para a saúde pública, o agronegócio e na produção de alimentos. Todos são importantes, mas infelizmente a sociedade só reconhece como profissionais que cuidam de animais e esquecem que o nosso trabalho contribui para a saúde e meio ambiente, economia e desenvolvimento sustentável”, ressaltou.

O CRMV do Pará funcionou até 24 de maio de 1972 na coordenadoria do Plamam (Plano da Bacia Leiteira da Amazônia), órgão que funcionava no Ministério da Agricultura. Nessa época, o Acre, se desmembrou criando o seu próprio Conselho Regional. Em 1993, durante a diretoria de Francisco Airton Nogueira, o Conselho adquiriu uma sede própria para o Regional do Pará, em Belém. Em 2007, o CRMV do Amapá foi separado do CRMV do Pará, de forma a melhor atender as necessidades do novo estado.

Hoje, o CRMV-PA conta com 2.951 profissionais registrados e possui uma nova sede própria, com melhor infraestrutura e um auditório com capacidade para 100 pessoas, para agregar e auxiliar na atualização dos médicos veterinários e zootecnistas, por meio de seminários, palestras e cursos, promovidos através das atividades de Educação Continuada desenvolvidas pelo CRMV-PA e com o apoio do Conselho Federal de Medicina Veterinária.

No início, ainda no ano de 1969, tudo era mais difícil e mesmo sendo um desafio, o médico veterinário Antônio Pessoa Nunes, à época com apenas 27 anos, foi o primeiro presidente do Conselho de Medicina Veterinária do Pará. Ele conta com detalhes o começo dos trabalhos.

“Recebemos um prédio, alguns poucos móveis, alguns equipamentos e dois funcionários, com os quais começamos o nosso trabalho que tinha uma jurisdição que envolvia todos os estados da Amazônia. Mesmo assim, conseguimos arregimentar colegas para o Conselho. Isso serviu para que os médicos veterinários recebessem maior apoio dos governos e assim conseguimos cumprir a nossa missão”, relembrou.

Hoje, aposentado e com 77 anos de idade, Nunes conta sobre a emoção de receber a homenagem. Ele foi um dos homenageados durante a solenidade com honrarias. O Conselho também foi agraciado com a Comenda Mérito da Cabanagem, uma das mais importantes da Casa de Leis.

“É uma emoção muito grande. Eu tenho muito orgulho de ter participado das atividades do Conselho naquela época. Eu me sinto lisonjeado por ter sido lembrado. Vou guardar na memória essa homenagem”, disse emocionado.

Diretoria

Atualmente, a diretoria do CRMV – PA é composta pela presidente, Maria Antonieta Martorano Priante; vice-presidente, Augusto de Araújo Vianna; secretária geral, Teresinha Maria Megale Rossetti; e a Tesoureira, Nazaré Fonseca de Souza.

A solenidade contou com a presença de autoridades como o Promotor de Justiça, Dr. Marco Aurélio; diversos representantes como da Superintendência Federal da Agricultura (SFA), Adepará, Faepa, universidades e entre outras instituições.