Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa >> Notícias >> Alepa comparece a Ato de Assinatura para a reconstrução da Ponte sobre o Rio Moju

Notícia

17/04/2019 | 19h02 - Atualizada em 02/07/2019 | 13h15

Alepa comparece a Ato de Assinatura para a reconstrução da Ponte sobre o Rio Moju

Reportagem: Comunicação

Edição: Comunicação

Marcando presença em mais uma ação do Governo do Estado, o chefe do Legislativo Estadual, deputado Dr. Daniel Santos, seguido pelos parlamentares Alex Santiago, Chamonzinho, Delegado Caveira, Delegado Nilton Neves, Dilvanda Faro, Júnior Hage, Luth Rebelo e Renato Ogawa estiveram na manhã desta quarta-feira (17.04) no Palácio do Governo, para o Ato de Assinatura do Contrato e Ordem de Serviço para a Reconstrução da Ponte sobre o Rio Moju. A ação do Executivo será executada via Secretaria de Transportes (Setran).

O objetivo da ação é acelerar a entrega de obras e serviços necessários para reestabelecer o tráfego na via, normalizando a vida dos cidadãos que são usuários da rodovia e garantir também a retomada das atividades econômicas que dependem da circulação na localidade. O prazo para a execução das ações será de cinco meses. A empresa A. Gaspar executará os serviços. no valor de R$ 104 milhões.

Fiscalização- Segundo o Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará, deputado Dr. Daniel Santos, a Alepa vai fazer sua função. “A Assembleia realizará sua função na fiscalização, sobretudo o cronograma da obra, em especial o tempo durante a qual ela será executada, para que assim volte a normalizar a vida das pessoas que moram naquela região. É necessário medidas rápidas para reestabelecer a normalidade da vida de cada um”, disse o presidente.

O governador do Estado do Pará, Helder Barbalho, falou que logo após o ocorrido esteve dialogando com órgãos do estado para que, de maneira coletiva, pudessem decidir os procedimentos que conduzirão à reconstrução das obras da ponte. “É fundamental que se tenha a compreensão da necessidade da agilidade, para que as obras possam serem iniciadas. Através do Governo do Estado e entidades de controle, fizemos um chamamento de empresas. Vamos monitorar o trabalho e informar a sociedade sobre o andamento da obra. Nesses últimos dias, todos os órgãos do governo que vieram colaborar permitiram que cada decisão pudesse ser realizada na celeridade que o povo do Pará espera”, concluiu o governador.

O deputado Júnior Hage, Presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária da Alepa, destacou que parte da riqueza do Estado passa pela região afetada com a queda da ponte. Mas o principal é pensar em como estão as pessoas que moram e vivem naquele local.

“Uma ponte como esta é extremamente importante, não só para a viabilidade ao tráfego das pessoas, mas para a economia do Pará. As comunidades que dependem da via para a locomoção estão sendo afetadas, assim como todos os outros que precisam da utilização da ponte. Mas o Governo do Estado está sendo eficaz para a reconstrução da obra, e o Parlamento cumprirá com a sua parte, vamos colaborar para que, de maneira célere, ela seja entregue à população”, falou ele.

Entre as principais ações a serem executadas a partir da assinatura destes contratos estão, além da construção da nova ponte com a readequação do canal de navegação do Rio Moju; o gerenciamento, a fiscalização e inspeção no local; a remoção dos escombros submersos; a construção de rampa e o desvio de acesso no leito do Rio Moju; e a conservação da Vicinal Quilombola.

Durante o ato de assinatura aconteceu também o lançamento do aplicativo “ NavegaAqui”, uma iniciativa da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará ( Prodepa), que estará disponível para usuários das embarcações que realizam a travessia entre os portos de Belém a Barcarena.

O programa, já disponível para Android e até a próxima sexta-feira (19) para IOS, vai auxiliar com informações a quem precisa e depende do serviço de balsas e lanchas para se deslocar entre a capital e os municípios da região afetada após a queda da terceira ponte da Alça Viária, no Rio Moju ocorrida na madrugada do último dia 6.