• Item
    ...
Alto Contraste

Notícia

29/11/2019 | 19h17 - Atualizada em 29/11/2019 | 20h48

Deputados acompanham entregas de Cheques Moradia e Microcréditos

Reportagem: Andrea Santos

Edição: Syanne Neno

Deputados estiveram na manhã desta sexta-feira (29), em agenda com o governo do Estado do Pará, na entrega do benefício do cheque moradia para famílias de Ananindeua e Marituba. A entrega integra o Programa de Governo, Territórios pela Paz (TerPaz). O local escolhido para a entrega, em Ananindeua, foi a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Francisco Paulo Mendes, localizada no bairro do Icuí Guajará.

Foram 150 cheques moradia, no valor de R$ 1.547.100,00, e 300 famílias beneficiadas com um total de 3 milhões de reais. O benefício é o instrumento da política habitacional do Estado, coordenado pela Companhia de Habitação do Estado do Pará (COHAB). O benefício é de caráter social, voltado às famílias com renda de até três salários mínimos, para construir, ampliar e/ou reformar suas casas, ficando a contratação e o pagamento da mão de obra sob a responsabilidade de quem recebe o benefício, que é pessoal e intransferível.

"Este município e o Estado do Pará ganham com esses serviços para a comunidade. Lembro que alguns anos atrás era difícil ter moradores sentados em frente às suas casas, hoje percebo que há uma mudança e é exatamente isso que estamos fazendo, a mudança para o bem de todos do Estado. Não mudou como estamos desejando, mas já modificou bastante, isso é resultado do trabalho em conjunto. Sei que muita gente ainda precisa do cheque moradia, mas nós estaremos levando o máximo que pudermos para cada um de vocês, pretendemos ter um bairro, uma Ananindeua, um Pará muito melhor. Vamos trabalhar para a legalização de áreas dentro de Ananindeua e em outros locais. Muitos aqui já foram classificados como invasores, mas hoje vocês não são, essa localidade onde estamos já se encontra legalizada", disse o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), deputado Dr. Daniel Santos.

O Presidente da COHAB, José Scaff Filho, disse que: "Esse beneficio é mais que esperado por esta população, onde sabemos que ainda há violência, mas através desse Programa de Governo estamos obtendo bons resultados. Sei que diversas famílias voltam para suas casas satisfeitas, pois estão sendo atendidas pelo cheque moradia", destacou.

Para o Secretário de Articulação da Cidadania (Seac), Ricardo Balestreri, esse é um passo nos benefícios para esse grupo de pessoas que vivem no município. "Sempre digo que estamos cumprindo nossa obrigação como gestores públicos, como servidores de vocês. A entrega do cheque moradia e microcrédito é um tipo de política pública que entra para permanecer na vida de vocês, que são pessoas trabalhadoras que merecem o nosso respeito. Há décadas estavam abandonadas e necessitavam de uma política publica eficaz. Vamos ocupar esse espaço com mais ações para o povo do Estado do Pará", avaliou.

"É maravilhoso ser contemplada com esse cheque moradia, minha casa está quase para cair, quando chove alaga, comprei por um valor bem baixo, o chão é de barro, ainda bem que fui beneficiada. Sofri uma agressão pelo pai das minhas filhas, denunciei no Propaz Mulher, fiz todos os procedimentos, fui até o fim, foram na minha casa e hoje fui contemplada, só tenho a agradecer", contou Daniele Cristina Vieira, 31 anos, diarista e mãe de duas meninas.

"Temos avançado no Programa TerPaz, principal programa de transformação social dessa gestão que busca de maneira transversal fazer com que as comunidades possam ter mudança econômica social com impacto direto na segurança pública, mas se faz entender que segurança pública não se faz sem a polícia e só com a polícia, mas também com o trabalho de todos e assim garantir com que a população possa vivenciar essa transformação que está ocorrendo. Com essa entrega, de cheque moradia e microcrédito, sei que muitas casas terão novas estruturas, o empreendimento do pequeno empreendedor irá fortalecer sua atividade", falou o governador do Estado do Pará, Helder Barbalho.

Na solenidade de entrega em Ananindeua estiveram os parlamentares: Francisco Melo (Chicão), líder do governo na Alepa, Fábio Freitas, Miro Sanova e Professora Nilse Pinheiro.

Terminado o ato com a população de Ananindeua, as autoridades seguiram para Marituba. A entrega de mais cheques moradia e microcréditos foi no Instituto de Segurança do Pará (IESP), que dessa vez teve a presença da deputada Michele Begot.

"Esses cheques moradia e microcréditos são resultados de um trabalho bem elaborado para todos presentes, agradeço pela confiança no meu trabalho, nas ações do Poder Legislativo e do Executivo. É com muita alegria que vejo pessoas do meu município sendo contempladas, ainda há moradores, mas vamos trabalhar para que isso aconteça", disse a deputada Michele Begot.

"O trabalho do Parlamento Estadual é em conjunto com o do Poder Executivo, mas sempre pensando no bem do Pará. Temos acompanhado, vistoriado os serviços que o governo vem realizando para o povo. A Alepa, de forma presente, faz o que é de sua competência à população e vamos fazer muito mais. Como é importante para todos nós saber que estamos reduzindo a criminalidade nos municípios, no Estado, e isso se dá à sociedade civil que tem colaborado. A entrega de cheques moradia e microcréditos significa mais dignidade para a comunidade", destacou o deputado Dr. Daniel Santos.

"Trabalhamos para melhor servir a população. A presença da Assembleia Legislativa tem sido fundamental na garantia dos serviços para a população do Pará. A Alepa permite que o governo do Estado execute suas ações, trabalhamos em conjunto", disse o governador.

Maria do Socorro dos Reis Almeida, 57 anos, moradora de Marituba há 30 anos, disse da emoção em poder dar um conforto melhor à sua mãe e filhos. "Minha mãe tem 101 anos, é cadeirante, e tenho três filhos. Agora vou arrumar melhor o quarto da minha mãe, já esperava um bom tempo em poder ajeitar a minha casa, agora chegou a vez", disse ela.

"Deus me deu sete filhos, mas dois já não se encontram comigo, perdi. Eles ficariam felizes em saber que fui contemplada. Moro numa casa muito simples, o banheiro é muito pequeno, a cozinha está com o telhado bem baixo, meu sonho é poder fazer minha casa e agora vou conseguir. Sou grata pelo beneficio", contou Maria das Graças Pereira Monteiro.