19/11/2019 | 16h36 - Atualizada em 19/11/2019 | 16h40

Igor Normando requer que PM boxes do Pará sejam transformados em bibliotecas para as comunidades

Reportagem: Ariela Motizuki

Edição: Ariela Motizuki

Com intuito de aproveitar o patrimônio público inutilizado no Pará, o Deputado Estadual Igor Normando requereu que os boxes desativados da Polícia Militar sejam transformados em bibliotecas públicas, em parceria com a Fundação Cultural do Pará (FCP). Além de fazer uso de um espaço sem utilidade na comunidade, a criação de bibliotecas públicas também servirá como incentivo a leitura e a educação para a população.

Atualmente muitos boxes da Polícia Militar estão inutilizados, a população frequentemente denúncia às autoridades, o abandono dos espaços que estão sendo utilizados somente como abrigos para pessoas em situação de rua e também por usuários de drogas, o que faz aumentar a violência no entorno das comunidades.

O projeto também foi apresentado para o Comandante da Polícia Militar, Dilson Junior, que em reunião com o deputado garantiu a cessão dos PM boxes desativados para o projeto.

As bibliotecas são de grande importância para o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos, pesquisas científicas realizadas pela Universidade de Stanford comprovam que a leitura desenvolve o repertório geral do indivíduo, amplia o senso crítico, vocabulários, além de estimular a criatividade.

Para o deputado estadual Igor Normando, o objetivo do projeto é aumentar as possibilidades de aprimorar os hábitos de leitura da população dos bairros de Belém e do Estado do Pará ."A criação das bibliotecas é de grande importância, com benefícios não só intelectuais, mas também reaproveitando o espaço do patrimônio público, incentivando a cultura, educação e conhecimento nas comunidades", explicou.

De acordo com a pesquisa realizada em 2015 pelo Pesquisa realizada em 2015 pelo Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas por meio do Projeto Mais Bibliotecas Públicas, o Estado do Pará possui 191 bibliotecas públicas ativas, um número relativamente pequeno para a dimensão do estado.