Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa >> Notícias >> Legislativo debate sobre o Turismo no Estado

Notícia

14/11/2019 | 15h14 - Atualizada em 14/11/2019 | 18h28

Legislativo debate sobre o Turismo no Estado

Reportagem: Andrea Santos

Edição: Syanne Neno

A Assembleia Legislativa do Estado do Pará realizou na manhã desta quinta-feira (14.11), uma Sessão Especial, no plenário Newton Miranda, que debateu o desenvolvimento do turismo amazônico. A solenidade foi proposta pela deputada Paula Gomes, presidente da Comissão de Turismo e Esporte do Poder Legislativo.

 Discutir sobre como desenvolver o turismo amazônico, movimentar a economia gerando emprego e renda, é fundamental para alavancar o turismo paraense. O Pará tem grande potencial turístico e atrai visitantes de vários estados e de outros países. Alguns municípios pontuais, a exemplo de Salinas, no Nordeste do Estado, já possuem seus destinos consolidados. A Comissão tem a proposta de discutir, junto com os órgãos que representam a sociedade civil, como explorar mais as potencialidades do estado, bem como as da Amazônia, ainda pouco exploradas.

 "É a primeira vez que estamos falando desse tema numa Sessão Especial, onde vamos fazer um trabalho de políticas públicas para o avanço do turismo no Pará. Há profissionais do Turismo que são essenciais para o desenvolvimento desse assunto tão importante em nosso Estado. O turismo ainda necessita ser muito discutido, vamos encontrar muitas estratégias para colaborar com ele aqui no Estado", disse a deputada Paula Gomes. A parlamentar ainda defende que é primordial traçar planejamento para o tema abordado. "Temos praias, lagoas, belezas naturais incríveis. Além disso, temos o artesanato típico da região, assim como o turismo histórico e religioso, ainda muito pouco explorados. Que a gente possa discutir mais o assunto com o Governo do Estado, prefeitos e empresários dos municípios da região, além de todo o segmento turístico, para enriquecer o debate", completou.

Segundo o deputado Victor Dias, um dos pilares para o crescimento do Pará é investir no turismo paraense. "É elementar para o Pará. Focar nos serviços de turismo deve ser algo pensado com mais apreço. Temos que mostrar ao mundo as nossas riquezas, o acervo que o Pará possui é único. A Amazônia é um enfoque nacional, e somos a Amazônia", comentou.

 "Cada um de nós é um elo, todos precisamos um dos outros para fazer um trabalho bom sobre o turismo. É gratificante para todos ver o Pará sendo visto pelas suas riquezas, e o turismo desse Estado é rico. Precisa ser ajustado, conversas com empresários e demais entidades são primordiais para o sucesso do turismo no Pará", destacou Rose Larrat, presidente da Associação Brasileira de Agentes de Viagem- ABAV.

Para Joy Colares, presidente do Sindicato Varejista e de Lojistas de Belém, o turismo do Pará ainda é um desafio. "O turismo do Pará ainda não é conhecido no restante do Brasil. O país não tem conhecimento que o Pará é um destino de sol e praia, e isso é um trabalho desafiador para o governo, Assembleia Legislativa, para todos que se engajam nesse segmento que entendemos ser de grande relevância para nosso estado e está apenas no início do crescimento da sua formação, embora já tenha estado na pauta alguns anos atrás. Sei que com a participação da Secretaria de Turismo (Setur) e com o apoio desta Casa, a temática terá um serviço para o estado que irá gerar emprego para a população do Pará", expôs.

 Everson Costa e Admilson Alcântara, representantes do DIEESE, disseram que o turismo  colocaram o Pará numa rota positiva para o turismo. "Essa atividade está se desenvolvendo cada vez mais, e tem potencial para muito mais. Precisamos ter mais informações sobre o turismo e analisar onde é que devemos avançar, temos que ter um caminhar melhor a respeito do turismo paraense. É considerável dizer que o turismo já é realidade no Estado", disse Everson Costa.

 O Turismo no Pará:

A Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur) investe na potencialidade turística do Estado. Seu objetivo é crescer em 2% o número de turistas em visita ao Pará em 2019 e em 10% até 2022. Com isso, o Governo do Estado implementou ações pontuais e específicas que envolvem planejamento, investimento, produtos turísticos, qualificação, acessibilidade e infraestrutura em todas as regiões do Pará.

Comissão de Turismo e Esporte da Alepa:

Conceitua sobre assuntos referentes aos esportes e turismo em geral e deve realizar, estimular ações, debates e conferências que visam o intercâmbio e o desenvolvimento esportivo e turístico do Estado. A Comissão deve propor e sugerir ao Poder Público Federal, Estadual e Municipal as medidas indispensáveis à prática do esporte, e manter constante relacionamento com as instituições públicas e privadas, visando ao planejamento e desenvolvimento turístico do Estado.