Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa >> Notícias >> Enfermeiros comemoram aniversário da Escola de Enfermagem Magalhães Barata

Notícia

04/11/2019 | 17h11 - Atualizada em 04/11/2019 | 17h17

Enfermeiros comemoram aniversário da Escola de Enfermagem Magalhães Barata

Reportagem: Dina Santos

Edição: Syanne Neno

Os 75 anos de fundação da Escola de Enfermagem Magalhães Barata foram comemorados com uma Sessão Solene na tarde desta segunda-feira (04.11) na Assembleia Legislativa, pedida pelo deputado estadual Fábio Freitas. "O objetivo é valorizar e reconhecer a importância da Escola de Enfermagem nesses 75 anos de atividades educacionais, contribuindo para a formação de profissionais na área de saúde", ressaltou Fábio Freitas.

A Escola de Enfermagem Magalhães Barata foi fundada em 11 de novembro de 1944, com o objetivo de formar profissionais para atuarem no esforço de guerra.

A Sessão contou com o reitor da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Rubens Cardoso da Silva; a presidente do Conselho Regional de Enfermagem, Daniele Cruz Rocha; a diretora da Escola e coordenadora de graduação em enfermagem da UEPA, Margareth Bittencourt; a vice-presidente da Associação Brasileira de Enfermagem, Hilma Pastana Ferreira; o representante do Conselho Federal de Enfermagem, Antônio Marcos Gomes; a enfermeira Alzira Reinaldo, representando os professores aposentados da escola; e a presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Pará, Antônia Trindade.

A diretora da escola, Margareth Bittencourt, enalteceu o pioneirismo da Escola de Enfermagem Magalhães Barata. "São 75 anos de formação dos profissionais de saúde que estão mais próximos da população. Essa história será registrada em um e-book que lançaremos para marcar a data", anunciou.

Daniele Rocha destacou que, "dos 12.960 enfermeiros registrados no Conselho Regional de Enfermagem do Pará, mais da metade são egressos da Escola Magalhães Barata. Nesta data, devemos relembrar nossas raízes e comemorar", afirmou.

O representante do Conselho Federal, Antônio Marcos Gomes, também enalteceu a instituição. "Ela representa a história de muitos de nós, por isso não devemos esquecer das transformações que essa escola nos proporcionou em conhecimentos. Pode ser antiga, não ter a estrutura que gostaríamos, mas temos os melhores professores e a melhor escola", garantiu.

O reitor Rubens Cardoso da Silva lembrou que dos 126 cursos mantidos pela UEPA, cinco são de enfermagem, em Belém e no interior."Pelo significado especial, o envolvimento e comprometimento de todos que atuam na instituição durante esses anos, é importante comemorar esse aniversário de 75 anos", destacou.

Comendas – Durante a Sessão Solene, foram entregues comendas de Homenagem Especial da Alepa a 21 personalidades ligadas à enfermagem: foram agraciados 8 professores aposentados, 10 professores ainda na ativa, dois ex-alunos e o reitor da UEPA.

Legislação – Está em tramitação no Senado o Projeto de Lei n° 2295/2000, do Senado Federal, que trata do estabelecimento da jornada de 30 horas semanais para os enfermeiros, em trâmite no Congresso há mais de 19 anos, e que, se aprovado, irá beneficiar os mais de dois milhões de profissionais do país.

Em agosto, a Câmara dos Deputados lançou duas frentes parlamentares: a Frente Parlamentar das 30 horas e a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Enfermagem. No Ato, deputados federais e estaduais, estudantes, profissionais e representantes de sindicatos da categoria pediram melhorias e mais valorização para a profissão.

O deputado Fábio Freitas participou do lançamento e acompanha a tramitação do projeto em Brasília. Na Assembleia Legislativa, ele apresentou um Projeto de Indicação ao Poder Executivo para a redução da jornada de trabalho para a categoria no âmbito estadual e que foi aprovado pelo parlamento no primeiro semestre deste ano.