• Item
    ...
Alto Contraste

Notícia

19/09/2019 | 22h57 - Atualizada em 20/09/2019 | 08h36

Alepa marca presença na inauguração do Hospital Abelardo Santos

Reportagem: Andrea Santos

Edição: Dina Santos

Com serviços ampliados e de melhor qualidade nos serviços de média e alta complexidade oferecidos à população da Região Metropolitana de Belém, Tocantins e do Marajó, alcançando 3,5 milhões de habitantes de diversos municípios, o hospital Dr. Abelardo Santos foi inaugurado na manhã desta quinta-feira (19), em Icoaraci. O evento contou com a presença dos deputados Dr. Daniel Santos, presidente da Casa de Leis; Michelle Begot, Nilse Pinheiro, Cilene Couto, Renato Ogawa, Alex Santiago, Luth Rebelo, Júnior Hage, Renilce Nicodemos, Fábio Figueiras, Eraldo Pimenta , Wanderlan Quaresma, Miro Sanova, Delegado Nilton, Angelo Ferrari, Victor Dias, Francisco Melo (Chicão), Igor Normando, Dr. Jaques Neves, Dr. Galileu e Orlando Lobato, além de outras autoridades e sociedade civil.

"Estamos recebendo hoje o maior recurso que esse estado já recebeu na área da saúde. É muito bom saber que agora nossas gestantes, a população em geral, terão mais um hospital com uma ampla estrutura", observou o presidente da Alepa.  "A população do estado do Pará precisa e merece um trabalho de saúde de qualidade, bem como educação e outros serviços de políticas públicas. Espero que o Governo Federal tenha cada vez mais a sensibilidade de olhar para o nosso Estado, para nossa região", destacou o deputado Dr. Daniel Santos.

Para o chefe do Poder Executivo, Helder Barbalho, esse empreendimento é um dos principais compromissos de um trabalho para todo o Estado. "Este hospital que nós estamos viabilizando é referência e compromisso com o Estado do Pará", afirmou. O governador destacou também o apoio da Assembleia Legislativa do Estado do Pará. "A Alepa tem debatido de maneira absolutamente importante, tem nos aconselhado de que forma podemos fazer um trabalho que vá de encontro aos interesses da população do Estado, a harmonia que envolve os poderes Legislativo e Executivo tem sido essencial para que haja obras como esta, entregue hoje à população", pontuou o governador.

Alberto Beltrame, Secretário de Estado de Saúde, informou que o funcionamento do hospital começará logo após a inauguração. "Dia 20, às 8h da manhã, o Hospital abre suas portas para a comunidade de Belém, de Icoaraci, das ilhas, da Região Metropolitana de Belém, enfim para todo o povo do Pará", garantiu. "Começaremos com urgência e emergência em obstetrícia, com baixo, médio e alto risco gestacional. Todas as gestantes poderão ir diretamente ao hospital", explicou o titular da Sespa.

Ainda de acordo com Beltrame, "a inclusão do Abelardo Santos na rede estadual de saúde, que integra o SUS, representará um grande avanço na qualificação da atenção à saúde de todos os paraenses, acrescentando serviços, cuja falta, hoje, significa sofrimento e muitas vezes esperas injustificáveis por atendimento", acrescentou.

O Hospital: A unidade de saúde estava em obras desde junho de 2013 e agora abre as portas. O Hospital Abelardo Santos havia sido entregue em dezembro de 2018, no entanto no dia 3 de janeiro de 2019 o governador Helder Barbalho vistoriou as obras na unidade, constatando que diversos serviços precisavam ser executados para que o hospital fosse inaugurado de fato. Mesmo após seis anos, ainda faltavam ser instalados geradores de energia; o centro de esterilização de materiais; a farmácia hospitalar e outras áreas de infraestrutura, todas indispensáveis ao funcionamento do Hospital.

Estrutura e serviços- Com 28 mil metros quadrados de área construída, o Abelardo Santos oferecerá, nesta primeira fase, 269 leitos, sendo 150 de internação e 119 complementares, dentre os quais 60 leitos em Unidades de Terapia Intensiva (20 pediátricos, 20 neonatais e 20 adultos) e 30 leitos em Unidade de Cuidados Intermediários (UCI Neonatal).

Segunda fase- Outros serviços estarão disponíveis a partir de 1º de outubro, como Raios-X, Tomografia, Mamografia, Ultrassom e exames laboratoriais, consultas eletivas em Pediatria, Clínica Médica e Ginecologia e Obstetrícia para pacientes externos regulados pela Central Estadual.

Em seguida, em janeiro, será iniciado o atendimento em Nefrologia, com 25 máquinas de hemodiálise, com capacidade para atender a 150 pacientes em três turnos, além de suporte hospitalar 24h para intercorrências de pacientes renais crônicos. Ao mesmo tempo, passa a ser oferecido o serviço de Urologia Clínica e Cirúrgica.

Ampliação- Na terceira fase de implantação do Hospital, mais 100 leitos serão ofertados para a inserção das especialidades de Reumatologia, Hematologia, Gastroenterologia, Neurocirurgia e Cirurgia Angiovascular.

Quando estiver funcionando em sua totalidade, o Hospital Regional Abelardo Santos, por meio do seu Ambulatório de Especialidades, trabalhará principalmente na prevenção e diagnóstico precoce de doenças como a insuficiência renal crônica, a hipertensão arterial, o diabetes e no controle da obesidade infantil e adulta.