• Item
    ...
Alto Contraste

Notícia

19/09/2019 | 18h15 - Atualizada em 19/09/2019 | 18h21

Sessão homenageia trabalho dos 'Desbravadores' da Igreja Adventista do Sétimo Dia

Reportagem: Carlos Boução

Edição: Syanne Neno

Uma Sessão Solene em comemoração aos Desbravadores e ao Dia Estadual em sua homenagem foi realizada na tarde desta quinta-feira (19.09), no plenário Newton Miranda. A Sessão foi a pedido do deputado Jaques Neves (PSC), que também tem nesta instituição a sua formação religiosa. Os Desbravadores são também conhecidos como Clube de Desbravadores, um departamento da Igreja Adventista do Sétimo Dia.


O deputado é o autor do Projeto de Lei que originou a lei que determina o segundo sábado de setembro como o Dia do Desbravador do Pará. Mundialmente o dia 14 de setembro é reconhecido como o do Desbravador. Na oportunidade foram distribuídos sete títulos de homenagens especiais a membros da Igreja e desbravadores, pelos relevantes serviços prestados à instituição.


Durante a Sessão o deputado assinou ainda um requerimento que inclui informalmente o Ministério dos Desbravadores nas atividades dos Território da Paz que estão em implantação pelo Governo do Pará, tendo sido muito aplaudido pelo iniciativa. O Território da Paz é o programa do Governo Estadual que visa a diminuição da vulnerabilidade social e de enfrentamento das dinâmicas da violência, a partir da articulação de ações de segurança pública e ações de cidadania em sete bairros da Grande Belém: Guamá, Jurunas, Terra Firme, Benguí e Cabanagem (Belém), Icuí (Ananindeua) e Nova União (Marituba).


Os desbravadores trabalham especificamente com a educação cultural, social e religiosa de crianças e adolescentes situados na faixa etária entre 10 e 15 anos, que têm na sua estruturação semelhanças aos escoteiros pela disciplina e organização, no entanto se diferenciando pela ênfase religiosa dada às atividades desenvolvidas. "Ser desbravador é o trabalho com o corpo, com a mente e o espirito", definiu o deputado Jaques.


"Esta lei que pude elaborar tem o objetivo de mostrar a importância dos Desbravadores para o Estado do Pará, porque o Clube de Desbravadores é o maior ministério da Igreja Adventista, e por isso merece a homenagem do Poder Legislativo do Estado", discursou.


O deputado Jaques destacou ainda a ação dos Desbravadores. "Pela sua capacidade de mudar a vida de jovens; por ensinar disciplina e respeito; mostrar o caminho da salvação; dar um propósito à vida de juvenis e adolescentes em situação de risco; e ainda por ensiná-los a sonhar com o futuro nesta vida e na eternidade", ressaltou.


O Pastor Tadeu Monteiro, responsável pelo Departamental do Pará, Amapá e Maranhão do Ministério Jovem da União Norte Brasileira, ressaltou que a Sessão representava o reconhecimento da Assembleia Legislativa do Estado do Pará pelo trabalho feito pelos desbravadores junto à comunidade e à igreja.


Os Desbravadores no Pará são mais de 21 mil integrantes, distribuídos em 740 Clubes do Estado do Pará. "Onde tem uma Igreja Adventista, temos um Clube de Desbravador", informou.


A solenidade foi composta de vários momentos significativos e simbólicos para os Desbravadores. Primeiro com a solenidade de entrada das bandeiras: do Brasil, do Pará e a dos Desbravadores. O Hino Nacional foi puxado pela cantora lírica Midy Anne. Elton Oliveira puxou o Hino dos Desbravadores. Depois foram citados os ideais dos desbravadores e repetidos pela plateia e o Pastor Jimys Hendriz fez a oração inicial.


Foi feito ainda uma apresentação de evolução de Ordem Unida, declamado um poema por Luidy Silva e feita uma apresentação em libras pelo Clube Moriá, da Igreja Central de Belém. Foram entregues as homenagens especiais para: Cezar Brito Pantoja; Claudionor Frazão Muniz; Diogo Henrico Freire Silva (representado); Eidy Furtado de Oliveira; Izan Patrick Carvalho Dantas; Gilberto Mendonça dos Santos e Maria Tereza Araújo Claudio dos S. Anjos.


Os deputados Dr. Galileu (PSC) e Fábio Figueiras (PSB) estiveram presentes. Na Sessão Solene participaram ainda da mesa coordenadora dos trabalhos, o pastor Damião Soares, Departamental de Jovens da Missão Pará Amapá; Izan Patrick Dantas, líder Master Avançado e coordenador de Desbravadores da MPA; e a Desbravadora Verena do Nascimento Correa, membro do Clube de DBV Remanescente, da Igreja do Cordeiro de Farias.