11/05/2019 | 16h40 - Atualizada em 02/07/2019 | 13h07

Parlamento Estadual marca presença em reinauguração de unidade educacional em Benevides

Reportagem: Comunicação

Edição: Comunicação

Na manhã deste sábado (11/05), o presidente do Parlamento Estadual, deputado Dr. Daniel Santos, marcou presença em mais uma reinauguração de uma unidade educacional, localizada no município de Benevides. A Escola de Ensino Fundamental e Médio Professora Ana Teles é a 7ª escola entregue pelo Governo do Estado, tem capacidade para 1.250 alunos, numa área construída no total de 3.605,62 m².

A solenidade iniciou com uma apresentação de uma dança, realizada por uma aluna de 16 anos, do 2º ano do ensino médio. Hillary Sinskeey é estudante há dois anos da escola e criou um grupo de dança que conta com 16 participantes.

A Escola possui um projeto executado pela Secretaria Estadual de Educação, possuindo 13 salas de aula, laboratórios, bibliotecas, área de recreio coberta com refeitório, quadra poliesportiva e auditório. A escola é uma das mais importantes da cidade, abrigando turmas do ensino regular e do Projeto Mundiar. A escola começou a funcionar em abril de 1980 com o nome de Professora Ana Teles, em homenagem à primeira professora de Benevides.

“Vejo a educação como algo que temos de mais impostante em nossas vidas, os educadores têm a missão de ajudar cada aluno, a trilhar na área da educação. Não é tarefa fácil, preparar e cuidar de sala de aula não é para qualquer pessoa. Essa escola, hoje, com essa estrutura, levará ao aluno a ter um rendimento melhor. Claro que não basta somente isto, mas já é um grande avanço para nossos alunos. O governo está de parabéns pelo olhar da educação no Estado. Somente através da educação vamos mudar o rumo do nosso Estado. Se hoje temos a oportunidade no meio de tantas outras pessoas, foi porque lá atrás alguém acreditou em nós, através da educação. Em menos de 4 meses de gestão o Executivo tem realizado o seu trabalho para a população e o parlamento estará sempre participando da melhora do povo deste Estado. Acima de tudo, somente a educação muda a realidade deste Estado, do nosso país”, destacou o presidente da Alepa, deputado Dr. Daniel Santos.

O Governador do Estado do Pará, Helder Barbalho, falou que o Parlamento do Estado tem feito um belo trabalho de integração. “Gostaria de ressaltar que a Assembleia Legislativa do Estado do Pará vem fazendo um belo trabalho, respeitando e construindo um ambiente onde a união prevalece para o crescimento do Pará. Estou feliz enquanto gestor deste Estado, em devolver a esta comunidade esta nova escola. Agradeço a todos que integram o trabalho que é para o povo, esse ambiente é estruturado, adequado e qualificado para o atendimento aos alunos. A educação é o caminho para a transformação deste Estado”, pontuou o chefe do Executivo.

Para a deputada Michele Begot, o olhar para a educação deve ser prioridade. “Sempre vi que a educação deve ter um olhar de prioridade, digo a todos vocês que já dei entrada no pedido de moção na Alepa, para que todas as escolas de Benevides sejam reformadas”, disse a parlamentar.

A secretária de Estado de Educação Leila Freitas, disse que o diálogo entre o Poder Executivo e poder Legislativo são essenciais para que a educação no Estado caminhe de forma positiva. “Impossível não lembrar da Assembleia Legislativa do Estado. Aproveito aqui para agradecer a aprovação de uma Lei a respeito do transporte escolar e da alimentação escolar. É sempre uma honra entregar mais uma escola com qualidade para a população. Esse ambiente é construtivo para que cada aluno desenvolva sua atividade escolar com qualidade”, falou a secretária.

Alunos felizes- Aluno do 3º do ensino médio, Fernando Augusto da Silva, 17 anos, morador de Benevides, sempre desejou ter uma escola adequada para seus estudos. “Tem 4 anos que estudo aqui, era diferente do que está hoje, a estrutura não era boa, nem dava vontade de estudar, alguns alunos faltavam às aulas, eu também. Mas hoje me arrependo, já repeti de ano e isso não é legal. Quando vi essa nova escola deu mais vontade de estudar", destacou o aluno que pretende lutar por uma vaga no curso de administração em uma instituição pública.

“Está muito bonita a escola, espero que os alunos possam ajudar a permanecer deste jeito. Temos até central de ar condicionado nas salas, é muito quente aqui", disse o aluno do 1º ano do ensino médio, Mateus Garcia, 19 anos, estudante da escola há um ano.

A estrutura- A nova escola possui funções peculiares de adaptação da implantação nos diferentes terrenos, a unidade foi projetada em blocos independentes interligados por passarelas cobertas. A instituição ganhou auditório para atividades extra-curriculares e capacidade para 87 pessoas, incluindo lugares para portadores de deficiência. A obra tem valor total de R$ 3 milhões, sendo R$ 1.800 milhão de recursos próprios e R$ 1.200 milhão de recursos federais.