Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa >> Notícias >> Bancada feminina recebe apoio de Promotoras e Procuradoras de Justiça do Pará

Notícia

14/05/2019 | 09h30 - Atualizada em 21/08/2019 | 14h11

Bancada feminina recebe apoio de Promotoras e Procuradoras de Justiça do Pará

Reportagem: Comunicação

Edição: Comunicação

Representantes da bancada feminina, as deputadas estaduais Heloísa Guimarães e Paula Gomes receberam um grupo de promotoras e procuradoras de justiça do Ministério Público Estadual, integrantes do Movimento Regional de representatividade feminina no Pará.

O encontro ocorreu nesta segunda-feira (13), na Assembleia Legislativa do Estado do Pará, e teve como objetivo buscar a união de forças entre as parlamentares e as representantes do Ministério Público para formulação de debates e estratégias conjuntas de pautas de interesse feminino.

Segundo a Promotora de Justiça e representante da Comissão de Mulheres da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), Fábia de Melo Fournier, a experiência de cada uma é um fator que pode contribuir com a bancada feminina nas discussões coletivas com outras mulheres.        

“A bancada feminina paraense possui um número expressivo nessa legislatura e nossa intenção é unir esforços. E nós entendemos a importância da representatividade, então nós estamos dispostas a discutir dentro e fora da instituição a presença da mulher, e ir além. Nossa proposta é estabelecer esse diálogo para que com a nossa experiência, seja como promotoras ou procuradoras de justiça, possamos contribuir com outros assuntos que estão em tramitação nas casas legislativas”, reiterou.

O Movimento Nacional de Mulheres da Carreira do MP  é reconhecido como o maior coletivo feminino do Brasil. Já existe uma experiência semelhante no Congresso Nacional dentro desse contexto, envolvendo procuradoras e promotoras, senadoras e deputadas.

A deputada Dra Heloísa Guimarães evidenciou a participação do movimento como seguimento significativo de fortalecimento para ampliar as discussões da bancada feminina.  

“A gente fica feliz por ter sido procuradas por esse movimento importante, porque a bancada feminina tem o objetivo de ser um espaço que represente a mulher e todos os seguimentos.   Quando a gente vê um movimento de mulheres que representa o Ministério Público, procurando a bancada feminina que é um seguimento parlamentar para fortalecer as ideias e conquistas, essa soma é importante para novas ações”, ressaltou.

De acordo com a deputada Paula Gomes, o encontro reforça a importância da bancada feminina nesse novo contexto político.

“É importante esse movimento e isso vem acrescentar para a nossa atuação enquanto representantes femininas e fortalecer os debates e ações de políticas para a mulher dentro e fora da Alepa”, destacou.   

No encontro, ficou definido uma audiência entre a bancada feminina da Alepa  e representantes do coletivo de mulher do Ministério Público, a ser realizada ainda esta semana. E, posterior a esse momento, uma Sessão Especial será agendada com a participação dessas mulheres.