Você está em: Portal Alepa / Notícias / Altamira recebe serviços de saúde e cidadania
Notícia
Altamira recebe serviços de saúde e cidadania
Reportagem: Andrea Santos- AID - Comunicação Social
Edição: Andreza Batalha- AID - Comunicação Social
“Há 25 anos eu não tomava vacina, não tinha coragem e hoje tive essa oportunidade e não a perdi”, disse Rosângela de Oliveira, 54 anos, moradora de Altamira durante a Ação Social ofertada pela Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), por meio do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) Helena Coutinho e do Departamento de Bem-Estar Social (Dbes). A iniciativa faz parte do projeto "Alepa Itinerante - COP 30", e aconteceu no Centro de Eventos Vilmar Soares.
“Soube pela televisão dos serviços da Alepa e fui muito bem atendida. A enfermeira foi muito boa comigo.” Rosângela tomou duas vacinas: hepatite B e tétano.
Mãe de Layla Vitória Aragão, 12 anos, Suelen Aragão, 34 anos, de Altamira, pela primeira vez levou a filha para tirar a identidade. “É a primeira via, não tinha ido atrás e, quando soube, vim logo e o atendimento está bem rápido”, declarou ela. “Vi pelas redes sociais os serviços que a Alepa iria realizar”, concluiu. 
Pela primeira vez o pequeno Thomais Kuraya, 1 ano, teve contato com um dentista. Ele foi levado pelo pai, Maycon Kuruaya, 30 anos, à ação e lá foi orientado sobre a escovação bucal infantil. “Pensei que era só identidade, mas descobri que há muitos outros serviços. Meu filho gosta de escovar os dentes, mas ainda não o tinha levado a um profissional. Aqui, fui orientado sobre como devo ajudar meu filho na escovação, muito boa a dica da dentista sobre fio dental e gostei demais do kit que ele ganhou. Gostei de tudo”, destacou Maycon, que é morador de Altamira. 
Gisele Sousa, coordenadora do Dbes, disse que “temos andado bastante, assim como o CAC. Temos, hoje, vários serviços à comunidade como odontologia, consultas médicas que incluem clínico geral, fisioterapia, psicólogo, nutricionista e vacinação.” A servidora completa: “Aproximadamente atendemos entre 230 e 260 pessoas, mas já aconteceu de duplicar esse número; a odontologia é muito procurada e todo esse serviço é graças a uma gestão pensada nas pessoas. O presidente da Casa, deputado Chicão (MDB), tem um olhar diferenciado para as regiões do Pará.”
Foram ofertados à comunidade serviços de emissão de RG, encaminhamento para a segunda via de certidões de nascimento e de óbito, além de assessoria jurídica e atendimentos médicos. Os atendimentos tiveram início às 8h e foram finalizados às 14h. A próxima ação do Dbes e do CAC será realizada na cidade de Breves.
