Você está em: Portal Alepa / Notícias / Dbes promove palestra no mês de conscientização sobre o aneurisma cerebral
Notícia
Dbes promove palestra no mês de conscientização sobre o aneurisma cerebral
Reportagem: Dina Santos- AID - Comunicação Social
Edição: Natália Mello- AID - Comunicação Social
Setembro é o mês de conscientização sobre o aneurisma cerebral, um dos tipos de acidente vascular cerebral (AVC) mais comuns e perigosos. O aneurisma cerebral é uma dilatação na parede enfraquecida de uma artéria do cérebro, como uma “bolha”, que pode crescer lenta e progressivamente, e ser fatal em caso de rompimento e hemorragia. O perigo é que, na maioria dos casos, é uma doença silenciosa - o aneurisma é assintomático.
De acordo com o neurologista Thiago Dantas Brandão, a incidência varia de 5 a 10% da população, e é mais comum na faixa etária de 40 a 60 anos. A frequência também é quatro vezes maior entre as mulheres.
“O importante é saber que aneurisma tem cura. Nem todos precisam de tratamento cirúrgico, podem apenas ser observados”, explicou o médico. “Outro cuidado importante é a atenção aos fatores de risco, com um estilo de vida mais saudável”, destacou Thiago Brandão.
Entre os fatores de risco para a formação de um aneurisma cerebral estão o tabagismo, a hipertensão e o histórico familiar ou pessoal da doença. A prática de exercícios físicos regulares, controle do peso e alimentação saudável ajudam na prevenção da doença.
Sinais e sintomas
É importante ficar alerta a sinais, como dor de cabeça forte e intensa, visão dupla, dor acima e atrás do olho, dificuldade para falar, fraqueza e dormência repentina, perda de consciência e convulsões.
A Sociedade Brasileira de Neurorradiologia Diagnóstica e Terapêutica ressalta que a detecção precoce pode salvar vidas. Pacientes diagnosticados antes da ruptura, quando tratados com procedimentos como cirurgia ou embolização, têm uma taxa de sobrevivência que chega a 98%. Esse dado reforça a importância de campanhas de conscientização como a de setembro, destacando a necessidade de buscar acompanhamento médico e realizar exames preventivos, especialmente em casos de histórico familiar ou fatores de risco.
Dbes - programação
A palestra do neurologista Thiago Dantas Brandão para os servidores da Assembleia Legislativa faz parte da programação de setembro, do Departamento de Bem-Estar social (DBES). "Em fevereiro deste ano, tivemos uma perda na Alepa – a servidora Luna Freitas, de 44 anos, que foi vítima de um aneurisma cerebral. Por isso, é muito importante fazer esse alerta e trazer informações para que nossos servidores saibam como prevenir e cuidar da saúde”, concluiu Karla Lobato, diretora do Dbes.