Você está em: Portal Alepa / Notícias / Presidente Chicão preside solenidade alusiva aos 206 anos de criação da Polícia Militar do Pará
Notícia
Presidente Chicão preside solenidade alusiva aos 206 anos de criação da Polícia Militar do Pará
Reportagem: Ana Paula Sampaio - AID - Comunicação Social
Edição: Natália Mello- AID - Comunicação Social
O deputado Chicão (MDB), presidente do Poder Legislativo do Pará, presidiu na manhã desta quarta-feira (25) a solenidade cívico-militar de celebração dos 206 anos de criação da Polícia Militar do Pará, realizada no Comando de Missões Especiais (CME), no bairro da Cremação, em Belém.
O evento alusivo à memória do Coronel Antônio Sérgio Dias Vieira da Fontoura, patrono da PMPA, foi marcado por homenagens e condecorações de militares e personalidades civis. Além da presença do presidente da Alepa, que representou o governador Helder Barbalho, o evento contou com a presença do Secretário de Segurança Pública e Defesa Social Uálame Fialho Machado e do Comandante-Geral da PMPA, Coronel José Dilson Melo de Souza Júnior, além de outras autoridades.
Como forma de reconhecimento pela contribuição, engrandecimento e desenvolvimento da Corporação em âmbito Estadual e Nacional, a Polícia Militar realizou, durante a solenidade, a leitura do ato de promoção de 45 oficiais e 2.575 praças, além da entrega de medalhas da Ordem do Mérito Coronel Fontoura e medalhas de Bons Serviços Prestados para militares e autoridades civis presentes.
Durante a cerimônia, o chefe do Legislativo destacou a importância dos investimentos do Governo do Estado na segurança pública, que se traduzem na redução sistemática da criminalidade violenta, como os números de homicídio, de roubo, de furto e de outros crimes nos 144 municípios do Pará. “A Polícia Militar do Pará está no rumo certo no combate do crime organizado e no cuidado com a população paraense. A gestão de Helder Barbalho trabalha sistematicamente na ampliação do efetivo da Corporação, garantindo investimentos em armamentos, viaturas, infraestrutura, qualificação, dentre outros”, afirmou o presidente Chicão.
Criação da PMPA
Criada em 1818, pelo capitão-general do Grão-Pará, António José de Sousa Manuel de Meneses, Conde de Vila Flor, a Corporação comemora seu aniversário no dia 25 de setembro, em homenagem aos homens do 1º e 2º Corpo do Regimento Militar do Estado que, comandados pelo coronel Sotero de Menezes e pelo tenente coronel Antonio Vieira da Fontoura, saíram vitoriosos na batalha e foram a primeira tropa a adentrar o arraial de Canudos.
A vitória conquistada perpetuou os principais símbolos históricos e tradicionais da Instituição, como a data de 25 de setembro, que foi sancionada por decreto como o dia da PMPA e, consequentemente escolhida para a comemoração de aniversário, bem como a letra presente na canção da Corporação de Fontoura, como é conhecida a Instituição.