O Dia do Comunicador foi celebrado na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), nesta quinta-feira (6), com a realização de uma Sessão Solene no auditório João Batista. O evento visou a homenagem dos profissionais que se dedicam dia após dia em informar e esclarecer a população dos fatos cotidianos que acontecem por todos os municípios do estado, e nos mais diversos estados da federação. A cerimônia reuniu colegas dos mais tradicionais veículos de imprensa, que ao longo de toda a manhã puderam compartilhar com o público as suas histórias e lutas vividas ao longo de suas jornadas profissionais.
Presidida pelo deputado Thiago Araújo (Republicanos) e aceita de forma unânime por todos os parlamentares da casa, compuseram a mesa da Sessão os seguintes convidados: José Renato Ogawa, prefeito do município de Barcarena; Gerson Sales, presidente do Instituto de Comunicação da Amazônia; Arthur Jassen, presidente da Fábrica Esperança do governo do Pará; Júnior Campos, jornalista e coordenador do núcleo de comunicação do Instituto de Comunicação da Amazônia (Icedam); Dam Campos, coordenador de marketing do Icedam; Delair Júnior, apresentador da TV Cidade Amapá; e Alda Dantas, coordenadora de imprensa da Alepa.
"A Sessão Solene que realizamos aqui na Alepa foi para homenagear, valorizar e apoiar todos os comunicadores do nosso estado, pois sabemos da importância dessa profissão na nossa sociedade, desde a apuração até na transmissão das informações para o público, de tudo aquilo que acontece no dia a dia. Acredito que quando esse tipo de reconhecimento acontece, nós evoluímos, enquanto sociedade, em especial no regime democrático que vivemos", disse o parlamentar proponente da sessão.
A coordenadora de comunicação da Alepa, a jornalista e publicitária Alda Dantas, agradeceu a homenagem recebida durante a Sessão, e destacou o papel crucial da imprensa na comunicação pública, o de informar todos os cidadãos do Estado da forma mais clara e acessível possível.
"A veia jornalística eu tive o privilégio de herdar de meu pai, que também exerceu este ofício com muito empenho e dedicação. Me sinto muito honrada pela homenagem, e destaco que entre todas as etapas profissionais na comunicação que tive a oportunidade de ter cumprido ao longo da minha vida, sem dúvidas, um dos maiores desafios, e destaco, feito com muito orgulho, foi ter assumido a coordenação de comunicação da Alepa desde 2019", declarou Alda Dantas.
A jornalista ressalta a decisão de seguir à risca, com todos os profissionais da equipe, o que o presidente da Casa, deputado Chicão (MDB), sempre orienta. "Ele diz: temos que ser democratas e procurar ouvir todas e todos. Quando levamos a informação do que acontece na sede do Poder Legislativo para os mais diversos municípios do Pará, de maneira clara e objetiva, conseguimos cumprir o nosso papel enquanto comunicadores. Essa missão é a de dialogar com a população e, acima de tudo, informar (pois esse é o nosso dever enquanto servidores públicos) os milhares de cidadãos do Pará que nos acompanham diariamente", conclui.
Além da coordenadora do núcleo de imprensa da Alepa, José Carlos Boução, que atua como jornalista há mais de 15 anos no Poder Legislativo, e o fotojornalista Celso Lobo, também foram agraciados com a homenagem prestada pelo deputado Thiago Araújo na Sessão Solene.
"Esse momento de reconhecimento do nosso trabalho, que inclusive comentei agora há pouco com meus colegas, é um momento de certo respiro para todos nós jornalistas, e digo até de certa raridade mesmo, quando inúmeros profissionais se encontram na sede do Parlamento do estado para serem homenageados, ouvir as pessoas falando o lado bom da imprensa. Pois, de forma corriqueira, em especial nos últimos anos, o que temos acompanhado em todo o planeta, em especial no Brasil, foram ataques à imprensa de uma forma geral. Quando isso acontece, toda a sociedade perde, e os pilares da democracia são atingidos. Para a nossa tão falada e conquistada democracia se permanecer forte precisamos de uma imprensa forte e livre", ressalta a professora universitária e jornalista Rita Soares, após ter recebido a homenagem.
Valdo Oliveira, atual presidente do Instituto de Educação Tecnológica Avançada da Amazônia (Ietaam), anunciou que em breve os comunicadores do Pará terão a oportunidade de terem os seus conhecimentos expandidos por meio de cursos presenciais e híbridos, de forma gratuita, para melhor exercerem seu ofício durante a COP 30, em novembro de 2025, em Belém.
"Primeiramente gostaria de agradecer ao presidente da Alepa, deputado Chicão, e ao deputado Thiago Araújo por conceder esse espaço para que os cidadãos possam agradecer aos profissionais da imprensa o trabalho que realizam todos os dias, feito com muita e competência e dedicação", afirmou o professor.
Valdo contou que o grupo, atento com a proximidade da COP-30 e em parceria com o grupo Icedam, irá lançar um projeto piloto que será executado pelo Instituto em parceria com a Universidade de Oxford, e direcionado aos profissionais da imprensa. "De forma gratuita, terão acesso aos cursos presenciais, semipresenciais e de forma híbrida, para melhor se especializarem, em especial em línguas estrangeiras, para poderem exercer o seu ofício de forma brilhante e talentosa na COP. As informações serão divulgadas em breves", finalizou.
Marília Argollo, uma das jornalistas componentes da mesa e homenageadas na cerimônia, agradeceu a homenagem recebida na Alepa, e lembrou do trabalho exercido pelos profissionais da imprensa, além dos desafios diários enfrentados pela categoria.
"Me sinto honrada pelo convite e ser homenageada na sede do Poder Legislativo do nosso Estado, junto com outros colegas, é sinônimo de muito orgulho para cada um de nós. É um ofício que requer muito amor e dedicação todos os dias. Enquanto imprensa, temos em mãos a missão de levar a comunicação para dentro da residência das pessoas, proporcionando uma informação apurada, checada, para ser entregue ao público com a melhor credibilidade e qualidade possível", destaca.
Ao final da cerimônia, o Poder Legislativo do Pará, em conformidade com a Lei de n° 8.961/2019, entregou pouco mais de 150 troféus e diplomas aos comunicadores presentes em reconhecimento pelos serviços prestados à população de todo o estado e nas diversas cidades do país.