VOCÊ ESTÁ AQUI:
PRINCIPAL / ESCOLA CRECHE

O Núcleo Educacional Engenheiro Waldemar Chaves (Nealepa), mais conhecido como Escola- creche, foi criado há 17 anos. É composto por três professoras da área de educação infantil e conta com apoio de três estagiárias do curso de pedagogia. Funciona em um espaço anexo da sede da instituição no período da manhã. Sua atividade é voltada para crianças entre 4 e 5 anos. A unidade funciona prioritariamente para filhos de funcionários da Casa, mas também é aberta a comunidade.

Voltada para a educação infantil, a escola-creche tem como foco a aplicação do conhecimento psicopedagógico em prol da educação, buscando mais que apenas o desenvolvimento motor, da linguagem e da estrutura física de cada um de seus alunos. Para isso, além do planejamento pedagógico oferece atividades complementares e conta uma extensa equipe de apoio e atividades extra-classe.

São três turmas ofertadas e compostas por alunos entre quatro anos (Jardim I) e cinco anos (Jardim II). Graças ao apoio do DBES (Departamento de Bem-Estar Social/Alepa), todos os alunos recebem acompanhamento psicológico, fonodiólogo (quando necessário), assistência social e nutricional, com avaliações feitas a cada bimestre. Graças a isso, proporciona um atendimento mais amplo, chegando também as famílias dos seus alunos.

Além das salas de aula, a unidade também oferece uma brinquedoteca, possibilitando acesso a filmes e livros paradidáticos. Mesmo ainda sem saber ler, as crianças são estimuladas a “explorar” as publicações, debater os filmes infantis exibidos e ainda a contação de histórias e contos da Amazônia. Também conta com a parte recreativa chamada Corpo e Movimento (antiga Educação Física), voltada para o desenvolvimento da estrutura física da criança, sempre através do processo lúdico. Para complementar acontecem as atividades com artes, pintura e desenho, sempre buscando aproximar os pais e seus alunos do processo pedagógico com feiras, exposições e reuniões de avaliação, fortalecendo e valorizando a parceria escola x família.

Depois de cursarem as duas etapas oferecidas, as crianças saem conhecendo as primeiras sílabas e preparadas para cursar o primeiro ano, já escrevendo pequenos textos e lendo um pouco.

Para se matricular, a criança prioritariamente ser filha ou filho de Casa ou indicada por um funcionário que não possua filhos e por isso poderá indicar filho de um familiar ou amigo. Em ambos os casos, dependerá da disponibilidade de vaga para o ano vigente.

 

A documentação necessária para matrícula é a seguinte:

  • Certidão de nascimento;
  • Comprovante de residência;
  • Carteira de vacinação;
  • Termo de responsabilidade assinado por um funcionário da instituição.

Caso a criança já tenha estudado em outra escola ou maternal, será necessário a apresentação de declaração emitida pela escola.


Concluintes da turma de Jardim II de educação infantil de 2015 (Foto Ozéas Santos/AID)


Núcleo Educacional Engenheiro Waldemar Chagas - ANEXO
Travessa Joaquim Távora, 327 (Entre Cametá e Dr. Malcher)
Cidade Velha - Belém - PA
CEP 66020-340
Telefone: 98836-6811

Horário de Funcionamento
De segunda à sexta-feira: das 8h às 14hs 

Envie sua sugestão, crítica ou opinião aqui

Representantes do Povo

FILTRAR POR PARTIDO ou FILTRAR POR NOME