Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa / Notícias / Deputado destaca a necessidade da realização da Pré-Cúpula da Juventude do G-20

Notícia

06/05/2024 | 11h16 - Atualizada em 06/05/2024 | 11h16

Deputado destaca a necessidade da realização da Pré-Cúpula da Juventude do G-20

Reportagem: Carlos Boução - AID - Comunicação Social

Edição: Natália Mello - AID - Comunicação Social

O deputado Dirceu Ten Caten, líder do PT na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), destacou a importância do governo do Pará se mobilizar para trazer para Belém a reunião da Pré-Cúpula do Y20, juventude do G20, marcada para junho de 2024. A fala foi proferida durante pronunciamento do pequeno expediente e no horário de lideranças da sessão de terça-feira (30).

O encontro é preparatório da realização da Cúpula do Y20 e patrocina o diálogo entre jovens dos países-membros do G20, que têm nestes encontros a oportunidade de refletir sobre a agenda prioritária da juventude, influenciar debates e contribuir para a formulação de políticas públicas.

“As decisões da juventude serão levadas a reunião da Cúpula do G-20, marcada para acontecer nos dias 18 e 19 de novembro, na cidade maravilhosa”, argumentou. O Grupo dos 20 reúne as principais economias do mundo, já a cúpula do G20 é um grupo formado pelos ministros de finanças e chefes dos bancos centrais das 19 maiores economias do mundo, mais a União Africana e União Europeia. Foi criado em 1999, após as sucessivas crises financeiras da década de 1990.

A primeira cúpula do Y20 foi estabelecida em Vancouver, no Canadá, em 2010. Segundo a definição do G20, é direcionado a jovens de 18 a 30 anos. O G-20 conta 13 grupos de atuação, todas as siglas são terminadas com o número 20 e são grupos de engajamentos que atuam como se fossem satélites do G20 e que tem o Brasil ocupando a presidência do fórum internacional ao longo de 2024.


O Pará na Copa do Brasil
Em seu pronunciamento, o deputado Dirceu ainda abordou sobre a realização, em Belém, na quinta-feira, da realização do jogo de ida entre o Águia de Marabá e o São Paulo pela terceira fase da Copa do Brasil. “O Águia é o único time paraense ainda na competição e é necessário que os torcedores do Paysandu, Remo e de todos os outros times venham nos apoiar”, pediu. “O Águia de Marabá é o Pará”, disse o deputado, que é diretor do clube do sul do Pará.

O time paulista jogará em Belém após 12 anos. A última partida do São Paulo jogando em Belém foi pela Copa do Brasil de 2012. Naquela ocasião, o time enfrentou o Independente de Tucuruí, pelo jogo de ida da primeira fase, disputado também no Estádio Olímpico do Pará. Na ocasião, o Tricolor venceu por 1 a 0. No jogo de volta, mais uma vitória da equipe paulista, dessa vez por 4 a 0.